Um professor do 1º ano dos Anos Iniciais organizou um projeto chamado “Culinária na Escola”, no qual os alunos deveriam ler rótulos de ingredientes, escrever uma lista de compras e registrar o modo de preparo de uma receita. À luz das teorias contemporâneas de alfabetização, essa prática docente é pedagogicamente fundamentada por: