Magna Concursos
1413169 Ano: 2008
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:

As demandas institucionais e coletivas por atendimento psicológico levaram à busca de novos métodos e estratégias de intervenção clínica. Dessa necessidade estruturaram-se as Psicoterapias Breve e de Apoio, que se constituem em orientações técnicas específicas com objetivos, estratégias e indicações de uso particulares (FIORINI, 1999). Nessa perspectiva, analise as afirmações abaixo e verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A Psicoterapia Breve pode fortalecer a capacidade de adaptação do indivíduo, de discriminação e de retificação, em grau variável, de significações vividas.

( ) São parâmetros específicos das terapias breves: iniciativa pessoal do terapeuta, individualização, planificação, focalização e flexibilidade.

( ) A estratégia básica da Terapia de Apoio consiste em estabelecer um vínculo terapêutico encorajador, protetor e orientador.

( ) Na Terapia de Apoio, as intervenções do terapeuta são as de tipo sugestivo-diretivo.

( ) Quadros agudos (particularmente situações de crises e descompensações), distúrbios de natureza reativa em pacientes com nível prévio de adaptação aceitável e situações de mudanças geradas por transição de fases evolutivas têm expectativas de melhoras significativas com acompanhamento em processos psicoterapêuticos breves.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Psicólogo Clínico

40 Questões