Magna Concursos
1332174 Ano: 2009
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Texto 2
A primeira nova família brasileira
As psicanalistas Michele Kamers e Carla Cumiotto conquistaram na Justiça o direito de registrar seus filhos gêmeos no nome de ambas.
O primeiro foi Joaquim Amandio, com 2,8 quilos. Dois minutos depois chegou Maria Clara, só alguns gramas mais pesada. Michele estendeu a mão para Carla, deitada na mesa cirúrgica onde fez cesariana. Às 9h55 de 8 de fevereiro de 2007, as palavras faltaram. Com olhos castanhos boiando em lágrimas, Michele acolheu os bebês: “Filhos, a pami está aqui”. Sabia que reconheceriam sua voz porque havia contado a eles muitas histórias ao longo dos nove meses de gestação em que habitaram o ventre de Carla. A enfermeira olhou para Michele: “A Maria Clara é a sua cara”. Michele exultou. Até hoje conta essa história muitas e muitas vezes. Disparou então para o corredor do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, gritando: “Meus filhos nasceram, meus filhos nasceram”. Na sala de espera, as pessoas a olhavam com susto. Afinal, como ela acabou de dar à luz e está gritando e correndo feito doida? Nascia ali uma nova família. Diferente, sem dúvida. Mas uma família.
Sem dúvida.
(BRUM, E. A primeira nova família brasileira. Época, São Paulo, n. 576, p. 102-108, 1º jun. 2009)
Assinale a alternativa cuja conjunção substitui CORRETAMENTE, com os devidos ajustes de concordância, a conjunção sublinhada na frase abaixo, sem alterar o seu sentido no texto.
“Sabia que reconheceriam sua voz porque havia contado a eles muitas histórias ao longo dos nove meses de gestação em que habitaram o ventre de Carla.”
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente de Biblioteca

40 Questões