Magna Concursos
2467799 Ano: 2013
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Leia atentamente o caso clínico abaixo e responda a questão.

CASO CLÍNICO:

Paciente masculino, branco, de 65 anos, 70 kg, previamente hipertenso e diabético de longa data, é submetido à laparotomia exploradora por abdome agudo uma hora depois de dar entrada no setor de pronto-socorro.

Foi diagnosticado e tratado aneurisma roto da aorta abdominal. Evolui com hipotensão grave (pressão arterial sistólica aferida invasivamente na artéria radial = 62 mmHg) no período pós-operatório imediato.

O plantonista da Unidade Coronariana do mesmo hospital é chamado para uma consultoria cardiológica de urgência e verifica que o paciente era usuário previamente de ácido acetilsalicílico 300 mg ao dia, metoprolol succinato 100 mg ao dia, furosemide 40 mg ao dia, enalapril 2,5 mg duas vezes ao dia, sinvastatina 20 mg ao dia, mononitrato de isossorbida 40 mg três vezes ao dia e espironolactona 25 mg ao dia.

Ao exame físico apresentava-se descorado, com cicatriz mediana esternal de aspecto antigo e normal, com extremidades frias e pálidas, frequência cardíaca = 60 bpm, saturação de oxigênio = 90%, hemoglucoteste = 110 mg/dl, turgência venosa jugular importante e ausculta pulmonar simétrica com discretos roncos nas bases. Ausculta cardíaca com ritmo regular, em três tempos, sem sopros. Abdome depressível à palpação e drenos com pequeno volume de drenagem. Estava em ventilação mecânica e com cateter venoso na veia jugular interna.

No hospital em questão, todos os recursos diagnósticos e terapêuticos estão disponíveis.

Em relação à avaliação pré-operatória, o que pode ser considerado como verdadeiro para o caso em questão?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Médico - Cardiologia

50 Questões