Magna Concursos
2699157 Ano: 2004
Disciplina: Engenharia Química
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás
Na saída de um poço de petróleo, geralmente é obtida uma mistura trifásica de petróleo, água salgada e gás. A água e o gás podem ser provenientes tanto do poço quanto de processos secundários de recuperação do petróleo por injeção. Essa mistura pode ser facilmente separada em separadores trifásicos, dando origem a uma corrente de petróleo cru, outra de gás e uma última de água. No entanto, a fração do petróleo cru permanece ainda com quantidades consideráveis de água, que forma emulsões estáveis de difícil separação, bem como acontece com a de água, que mantém determinada quantidade de óleo.
Julgue o item a seguir, relativos à mistura e à emulsão de água e petróleo, bem como ao processo de purificação do petróleo cru, descrito no texto.
As emulsões de gotículas de água em petróleo são estabilizadas por agentes tensoativos naturais, presentes no petróleo, tais como asfaltenos, resinas, ácidos naftênicos, entre outros. Esses tensoativos formam filmes na interface água/óleo que impedem a coalescência das gotículas de água, estabilizando, assim, a emulsão.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Engenheiro de Processamento (Pleno)

175 Questões