Magna Concursos
1411679 Ano: 2008
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Diversos autores (Phillipe Áries, Moisés Kuhlmann Jr., Manuel Sarmento) têm apontado que a emergência do moderno sentido de infância suscitou, em contrapartida, a emergência de novas representações e novas formas de agir com relação à criança e sua infância. No Brasil esses autores também influenciaram os estudos e pesquisas sobre a criança e a infância, repercutindo, também, nos fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil.
Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo.
I. É correto, tal como afirma Áries, que o reconhecimento da particularidade infantil como distinta daquela do adulto não existia no período medieval.
II. Contrariando as teses de P. Áries, diversos estudiosos da história social da infância têm apontado que a consciência social da particularidade infantil pode ser identificada desde a antiguidade.
III. Os estudos sobre infância têm apontado as dificuldades com a definição e a delimitação da duração da infância, o que nos leva a afirmar que sua definição em termos de limites etários, geracionais e etapas é sempre arbitrária e cultural.
IV. As novas atitudes sociais com relação à criança, decorrentes do reconhecimento da especificidade da infância, pouco repercutiram em termos da educação das crianças, motivo pelo qual não podemos considerar que a emergência da escola obrigatória e sua expansão tenham relação com este fenômeno.
V. os discursos e novas atitudes sociais com relação à infância e às crianças, em especial o discurso médico-higienista desenvolvido com vigor na França, não tiveram repercussão no Brasil, pouco influenciando as ações de proteção e educação das crianças pequenas no início do século XX.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Pedagogo - Educação Infantil

40 Questões