Magna Concursos
1441795 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFMT
Orgão: SSA Águas Pantanal-MT

Leia atentamente o texto e responda à questão.

Os bárbaros

Qual era a diferença entre um romano e um bárbaro? Os dois achavam que a ideia de uma tarde divertida era ir ao Coliseu assistir ao massacre de animais indefesos. Ambos gostavam de ver os gladiadores se dilacerarem até a morte. E ambos achavam a vida tão monótona que uma guerrinha de vez em quando era uma boa.

Os romanos adoravam o deus Sol. Os bárbaros adoravam coisas, como árvores. É claro que depois os romanos adotaram o cristianismo. Mas logo os bárbaros fizeram o mesmo. É claro que a crença no cristianismo era diferente entre eles. Os romanos acreditavam que Cristo era da mesma natureza divina que Deus. Os bárbaros, como muitos dos primeiros cristãos, não.

Os bárbaros e os romanos acreditavam em perseguir pessoas de quem discordassem, mas havia uma diferença na forma como faziam isso. Os romanos acreditavam que só se deveria perseguir uma pessoa depois de um julgamento. Os bárbaros achavam que não era necessário se incomodar com julgamento.

Os bárbaros preferiam viver em vilarejos rurais em vez de em grandes cidades.

Por que nós pensamos que os bárbaros eram selvagens? Nos tempos de Roma, a palavra “bárbaro” não tinha conotação negativa, qualquer um que não fosse romano era bárbaro. A triste verdade é que fomos desorientados pelos renascentistas. Eles eram bons em pintura, mas nem tanto em história.

(SHENKMAN, R. As mais famosas lendas, mitos e mentiras da história do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.)

O texto, escrito de forma bem humorada, apresenta trechos irônicos. Assinale o trecho em que a ironia está presente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente Administrativo

40 Questões

Auxiliar de Encanador

40 Questões

Encanador

40 Questões

Operador de ETA

40 Questões

Técnico - Eletromecânico

40 Questões