Magna Concursos
1406521 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: CAIP-IMES
Orgão: Pref. Santo André-SP
Provas:
A prática de violência entre pares: o bullying nas escolas
As diferentes manifestações de violência urbana vêm adquirindo cada vez mais importância e dramaticidade na sociedade brasileira, especialmente a partir da década de oitenta. Muitas são as suas expressões, os sujeitos envolvidos e as consequências. O frequente envolvimento da população infantil e juvenil com esta realidade ocupa, de maneira crescente, as páginas da imprensa falada e escrita. Tal problemática tem muitas implicações do ponto de vista da prática educativa, e suas diferentes manifestações têm preocupado de forma especial pais e educadores.
De acordo com tal perspectiva, é possível destacarmos alguns aspectos que têm caracterizado nossa sociedade nos últimos anos: o intenso processo de urbanização, as migrações internas com suas consequências de desenraizamento social, cultural, afetivo e religioso, a acelerada industrialização, o impacto das políticas neoliberais, a expansão das telecomunicações, a cultura do consumo, a enorme concentração de renda, a crise ética, o aumento da exclusão e do desemprego. [...]
Não é de hoje que profissionais da educação, alunos e pais vêm se surpreendendo com problemas de violência entre jovens alunos de classe média. Apesar das preocupações generalizadas, os olhares dos pesquisadores têm-se voltado majoritariamente para as manifestações de violência entre jovens das classes populares. Voltamos a enfatizar que não restam dúvidas de que as diferentes formas de violência estão disseminadas em todos os espaços de atuação humana, mas a ideia corrente mais popularizada é de que elas são muito próprias e circunscritas aos grandes centros urbanos e a jovens das regiões periféricas.
Pesquisas realizadas pela UNESCO com jovens de diversas cidades do Brasil (Brasília, Fortaleza, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo) permitiram verificar que, aproximadamente, 60% dos jovens na faixa de 14 a 19 anos de idade foram vítimas de algum tipo de violência nas unidades escolares nos últimos anos. Em outro estudo finalizado em 2002, também é verificada a escala de violência que vitima nossa juventude: a taxa de mortalidade na faixa etária de 15 a 24 anos por causas violentas duplicou nas duas últimas décadas. No contexto internacional, índices de homicídios entre jovens são extremamente elevados. Outras informações são ainda mais preocupantes: no plano nacional, 40% das mortes entre jovens devem–se a homicídios. Nas capitais do país, essa proporção se eleva para 47%. A discussão sobre violência é importante, porque é um fenômeno que se desdobra no ambiente da instituição escolar.
Disponível em: http://www.rieoei.org/rie37a04.htm. Acesso em 08/12/2011.
Na frase, considere os termos grifados: “No contexto internacional, índices de homicídios entre jovens são extremamente elevados”. As palavras são acentuadas, de acordo com a mesma regra, respectivamente, em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Inspetor de Alunos

40 Questões