Magna Concursos

Foram encontradas 82.750 questões.

2622532 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
O choque pode ser mais bem definido como uma síndrome clínica que resulta da perfusão tissular inadequada, que cria um desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes que sustentam a função celular. Os enfermeiros que cuidam de pacientes com choque e daqueles que apresentam risco para choque precisam compreender os mecanismos subjacentes dos diversos tipos de choque. A respeito da visão geral do choque que o enfermeiro deve estar ciente, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) No choque, o adequado fluxo sanguíneo para os tecidos e as células está comprometido. Sem tratamento, essa inadequação resulta em oferta insuficiente de oxigênio e nutrientes, hipoxia celular e morte celular, que progride até a disfunção de órgãos e, por fim, morte.
(_) Independentemente da causa inicial do choque, determinadas respostas fisiológicas são comuns a todos os tipos de choque e incluem hipoperfusão dos tecidos, hipermetabolismo e ativação da resposta inflamatória.
(_) Muitas das intervenções exigidas no cuidado de pacientes com choque dependem da colaboração próxima com os demais membros da equipe de saúde e da rápida implementação das terapias prescritas. Os enfermeiros estão em posições-chave para identificar os sinais iniciais do choque e prever a terapia rápida.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622531 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Considerando-se os distúrbios do volume de líquidos intracelular e extracelular, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O distúrbio do volume de líquido, ou , ocorre quando a perda do volume de líquido extracelular excede o aporte de líquido. Ocorre quando água e eletrólitos são perdidos na mesma proporção em que existem nos líquidos corporais normais; portanto, a razão de eletrólitos séricos-água permanece a mesma.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622530 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Um patógeno é qualquer microrganismo capaz de produzir uma doença. Os patógenos e parasitas representam uma ameaça à segurança do paciente, por isso a enfermagem deve estar atenta aos cuidados e às orientações dadas aos pacientes referentes às formas de evitar contaminações. A respeito de alguns patógenos, os meios de transmissão e como evitá-los, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) O meio de transmissão mais comum dos patógenos é pelas mãos.
(_) O vírus da imunodeficiência humana (HIV), o patógeno que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e o vírus da hepatite B são transmitidos pelo sangue e outros fluidos corporais.
(_) É importante ensinar seus pacientes e os cuidadores da família a respeito da importância da higiene das mãos, que deve ser utilizada em todos os aspectos da vida, não só nas práticas de preparação de alimentos ou quando se cuida de um membro doente da família.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622529 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
O sistema renal e urinário é formado por dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e uretra. Juntas, todas essas estruturas anatômicas e funcionais auxiliam na remoção de substâncias não desejáveis ao organismo. O enfermeiro realiza a avaliação do sistema urinário e renal por meio da entrevista e do exame físico. Sobre a propedêutica dos rins e da bexiga, analisar os itens abaixo:
I. Durante a entrevista, o enfermeiro deve investigar os dados que podem auxiliar na elucidação de possíveis queixas abdominais relacionadas à disfunção miccional, como infecção urinária, cólica nefrótica e incontinência urinária.
II. Dentre os principais achados referentes à disfunção miccional, estão: queimação, dor, urgência ou hesitação para urinar; presença de sangue na urina (hematúria).
III. É necessário investigar a presença de fatores capazes de desencadear a insuficiência renal, como diabetes, doença renal policística, cálculo renal e doenças cardíacas.
Está(ão) CORRETO(S):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622528 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Uma das causas mais frequentes dos elevados índices de morbidade e mortalidade nas UTIs é, indiscutivelmente, a infecção. O paciente grave hospitalizado em UTI fica constantemente exposto a diversos riscos que podem contribuir para agravar muito seu estado de saúde. A respeito dos fatores que favorecem as infecções nas UTIs, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) As más condições gerais do paciente, que desencadeiam a diminuição das defesas orgânicas, favorecem, de modo significativo, a disseminação de patógenos.
(_) As mudanças na constituição da flora normal do organismo, resultado da gravidade do estado do paciente, assim como a contaminação gerada pelos microrganismos encontrados no meio ambiente hospitalar, favorecem a instalação de processos infecciosos.
(_) As pneumonias associadas à assistência à saúde são normalmente de origem aspirativa, com mais frequência relacionadas a microaspirações silenciosas de secreções de vias aéreas superiores, material exógeno contaminado e refluxo gástrico.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622527 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, é muito comum a alimentação por sonda gástrica (gavagem). Essa é uma técnica de administração de dieta usando a força da gravidade. Sobre os cuidados de enfermagem ao administrar dietas em recém-nascidos (RN) por gavagem, analisar os itens abaixo:
I. Elevar a cabeceira, colocar o RN em posição de semifowler, para evitar o refluxo do conteúdo gástrico através do esôfago.
II. Adaptar a seringa de 3ml à sonda e aspirar o conteúdo gástrico. Observar se existe resíduo no estômago. Devolver somente quando este ultrapassar 60% do volume da dieta e descontar.
III. Adaptar a seringa à sonda e deixá-la fluir pela ação da gravidade. Lembrando que introduzir o volume da dieta pressionando o êmbolo da seringa pode provocar refluxo e promover o estímulo vagal, o que acarreta taquicardia, queda de saturação de oxigênio, queda de PaO2 (pressão parcial de O2), taquipneia, apneia e alteração da perfusão.

Está(ão) CORRETO(S):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622526 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Glasgow Coma Scale (GCS), conhecida em português como Escala de Glasgow, é uma escala neurológica desenvolvida na década de 1970 que possibilita avaliar o nível de consciência de um indivíduo que tenha sofrido um traumatismo cranioencefálico (TCE) e em pacientes críticos com disfunção do sistema nervoso central, choque ou outros fatores que deprimam o nível de consciência. Em relação ao uso e interpretação da Escala de Glasgow, assinalar a alternativa CORRETA:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622525 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
A pressão venosa central (PVC) é uma medida hemodinâmica muito frequente na UTI, determinada pela interação entre volume intravascular, função do ventrículo, tônus vasomotor e pressão intratorácica. A respeito desta medida e de seus mecanismos de ação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O principal propósito de mensurar a PVC é estimar a pressão diastólica final do ventrículo esquerdo.
(_) Em pacientes com reserva cardíaca e resistência vascular pulmonar normal, ela ajuda no manuseio hemodinâmico global.
(_) As principais vias de acesso usadas são a braquial, a subclávia e a jugular.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622524 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Os fármacos do grupo dos ansiolíticos e hipnóticos são depressores do Sistema Nervoso Central (SNC), atuando na neurotransmissão sináptica inibitória, mediada pelo neurotransmissor GABA (ácido gama-amino-butírico); têm alto índice terapêutico, mas em altas doses podem causar perda da consciência, parada respiratória e cardiovascular. Sobre os cuidados de enfermagem na monitoração dos efeitos colaterais nos pacientes em uso de algum desses fármacos, analisar os itens abaixo:
I. Monitorar frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial com maior constância: a cada 2 horas.
II. Ficar atento à apneia e à dessaturação.
III. Monitorar os pacientes idosos, que apresentam maior risco de intoxicação e efeitos colaterais: distúrbio de comportamento, ataxia, tontura, que aumentam o risco de quedas e fraturas.

Está(ão) CORRETO(S):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2622523 Ano: 2023
Disciplina: Enfermagem
Banca: OBJETIVA
Orgão: HMMG
Os anestésicos gerais inalatórios podem ser administrados na indução e na manutenção da anestesia, sob a forma de líquidos voláteis e gases. Considerando-se os fármacos anestésicos e seus efeitos sobre o organismo, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Halotano. (2) Isoflurano. (3) Óxido nitroso.

(_) Hipnótico fraco. A maior concentração possível a ser administrada é 70% em oxigênio (provoca inconsciência).
(_) Reduz o metabolismo cerebral e a pressão intracraniana e não é convulsivante.
(_) Potente hipnótico. Possibilita alteração rápida da profundidade anestésica.
(_) É broncodilatador, podendo ser usado em pacientes asmáticos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas