Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

671484 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

( ) Dentes com polpa necrosada de pacientes que não exibam sinais e sintomas agudos podem receber o tratamento do canal radicular em sessão única. Isso é possível, devido a importantes evidências recentes que não têm encontrado diferenças com relação ao sucesso radiológico e à dor pós-tratamento, quando sessão única e múltiplas sessões são comparadas.

( ) O tratamento ideal para dentes que apresentem lesões endoperiodontais combinadas verdadeiras é a realização do tratamento endodôntico e periodontal de forma concomitante, removendo assim, completamente, todos os agentes infecciosos irritantes na região periapical e ao longo da raiz, o que promove um reparo completo e adequado.

( ) O acesso cavitário para o tratamento dos canais radiculares de um primeiro molar inferior é de formato tipicamente trapezoidal ou romboide.

( ) O Hidróxido de Cálcio é uma medicação intracanal, com propriedades antissépticas lentas, apresentando excelente eficácia na eliminação de todas as bactérias presentes nos canais radiculares.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
671443 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para que ocorra o espalhamento uniforme do sistema adesivo sobre os tecidos dentais, algumas condições físico-químicas devem estar atuando, tanto em relação ao substrato dental quanto em relação ao sistema adesivo.

Assinale a alternativa que confere as melhores condições para o molhamento da superfície dental.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
671094 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A reabsorção cervical externa associada ao clareamento de dentes não vitais apresenta como possíveis fatores causadores

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
670663 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para um adequado tratamento periodontal, faz-se necessária a utilização de raspadores afiados. Portanto, frequentemente, há a necessidade de reafiação do instrumental, tendo o cuidado de que a técnica de afiação seja realizada de forma a não se perderem as características anatômicas do instrumental. Para a aplicação das curetas da série Gracey, há uma angulação adequada entre a face coronária da ponta ativa e a pedra de afiar (ângulo identificado na figura). Essa angulação deve ser de

Enunciado 670663-1

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
670612 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

É frequente em radiografias periapicais haver dúvidas de posicionamento de determinada estrutura de interesse em relação às estruturas de referência, em função da sobreposição de estruturas (Figura 1). Para tirar dúvidas, pode-se lançar mão da técnica do deslocamento do tubo radiográfico. Nessa técnica, deslocando o tubo para mesial (Figura 2), a radiografia exibirá o objeto triangular localizado em relação ao objeto arredondado.

Enunciado 670612-1

Assinale a alternativa que completa, de forma correta, o sentido da frase.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
669004 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

A cidade em crise

Carlos Antônio Leite Brandão*

Os espaços físicos urbanos são, por excelência, do domínio público em que se movimenta a cidade e a sociedade. Isso aponta, de imediato, a necessidade de pensar e promover como seu bem maior a coisa pública, a res publicaI). E aí repousa, justamente, a maior dificuldade: o domínio público tem perdido seu lugar na sociedade urbana contemporânea. A perda da dimensão pública de nossa existência é o maior desafio enfrentado para que se implementem ações destinadas a preservar a cidade enquanto pólis e urbe.

Essa crise foi longamente germinada e é intrínseca à própria formação das sociedades modernas e se traduz na progressiva restrição do espaço público. Diariamente, vemos pessoas reclamarem dos prejuízos causados à qualidade de seu meio ambiente particular, como a inserção de um poste, a derrubada de uma árvore, a falta de segurança no bairro, o excesso de ruído, a poluição ou a mudança no fluxo viário em seus arredores. Tais reclamações são válidas, mas cumpre verificar com que caráter o problema da qualidade de vida comparece nelas: são desconfortos sentidos apenas na medida em que interferem no espaço particular do reclamante.

O cidadão, figura central do movimento da pólis, também estáII) se perdendo e sendo substituído pela figura do contribuinte e do consumidor. É na condição de contribuinte ou consumidor de serviços, por exemplo, que se reivindica a preservação da qualidade de vida, a obtenção da segurança e o afastamento do jogo político de alguns profissionais da economia informal. Se a qualidade de vida só pode ser requerida pelo contribuinte e consumidor, ela não é comum a todos, mas apenas a um grupo de cidadãos cuja voz é mais forte quanto maior a sua riqueza.

A cidade é mais do que um espaço físico, e o problema da qualidade de vida vai além da questão ambiental. A cidade é um espaço ético. Desenvolver essa noção é o propósito preliminar de um modelo ainda a ser implantado que tem como vértice a educação das pessoas para o agir ético dentro de uma sociedade em que a virtude pública constitui o horizonte privilegiado de nossas visadas. Fisicamente, acreditamos morar em cidades; espiritualmente, habitamos não cidades, espaços privados onde estamosIII), mais do que tudo, “privados” de liberdade.

Liberdade não é prolongar para o público aquilo que fazemos e desejamos na intimidade, mas ter a possibilidade de dar um destino público às nossas ações e desenvolver plenamente as nossas potencialidades na medida em que as dirigimos à comunidade à qual pertencemos. Isso só é possível quando nosso trabalho escolhe destinar-se ao outro, permitindo-nos transcender a finitude de nossa existência particular e de nossa temporalidade mortal.

* Professor de História da Arquitetura da UFMG.

Fonte: Disponível em: <www.ufmg.br/diversa/17/index.php/aglomerados/a-cidade-em-crise>. Acesso em: 21 mar. 2013. (adaptado)

Analise as afirmativas com hipóteses de uso do travessão no texto e os efeitos produzidos com esse emprego.

I - Em “promover como seu bem maior a coisa pública, a res publica”, a substituição da vírgula pelo travessão destacaria a expressão em latim cujo significado é um dos conceitos-chave do texto.

II - Em “ O cidadão, figura central do movimento da pólis, também está (...)”, a substituição das vírgulas pelos travessões enfatizaria uma avaliação negativa sobre o referente central do texto.

III - Em “habitamos não cidades, espaços privados onde estamos (...)”, a substituição da vírgula pelo travessão destacaria uma definição baseada em características físicas do referente.

Está(ão) correta(s) a(s) hipótese(s) apresentada(s) em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
668937 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Um determinado paciente apresenta-se ao serviço odontológico com uma lesão cariosa profunda no elemento 25 (Ocluso-mesial), queixando-se de muita dor de dente. O referido dente não apresenta nenhuma restauração e, ao teste de sensibilidade frio, o paciente refere dor prolongada e intensa, mesmo após a remoção do estímulo térmico. O provável diagnóstico dessa situação é . Caso não haja tratamento imediato, a condição subsequente a essa condição atual será de .

Assinale a sequência que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
643182 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando o significado clínico dos exames periodontais.

1ª coluna

1. Placa visível
2. Profundidade de sondagem
3. Sangramento da margem gengival
4. Fatores retentivos de biofilme
5. Perda de inserção
6. Sangramento subgengival

2ª coluna

( ) Frequência adequada de higiene bucal

( ) Histórico de periodontite

( ) Capacidade de adequada higiene bucal

( ) Dificuldade de tratamento da gengivite

( ) Necessidade de tratamento subgengival

( ) Dificuldade de instrumentação subgengival

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
641779 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando as partes componentes de um preparo cavitário, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª Coluna

1. Axial e cervical
2. Cavo-superficial
3. Triedro
4. Diedro
5. Pulpar e axial

2ª Coluna

( ) Ângulo localizado na junção de três paredes.

( ) Ângulo localizado na transição de duas paredes.

( ) Paredes de fundo e lateral.

( ) Paredes de fundo.

( ) Ângulo formado entre superíficie externa do dente e preparo.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
640493 Ano: 2014
Disciplina: Odontologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando os condicionadores de esmalte e dentina e a ação do condicionamento ácido, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir.

( ) Padrão I é o padrão de desmineralização que apresenta descalcificação na periferia dos túbulos dentinários.

( ) Aumentar a energia livre de superfície não é um dos objetivos do condicionamento ácido de esmalte, sendo isso uma consequência indesejada.

( ) Espessantes são adicionados aos ácidos fosfóricos para permitir melhor controle de aplicação do ácido na cavidade.

( ) Após o condicionamento ácido, o encolhimento ou colapso da matriz dentinária tem maior relação com a secagem da dentina com ar do que com a sua desmineralização.

( ) É aceito que um dos motivos da contração da rede dentinária desmineralizada é a evaporação da água que suporta a rede de fibras colágenas.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas