Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2284904 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Sobre a manutenção de programas em um sistema Linux, indique a alternativa incorreta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284902 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

O servidor Web Apache permite que usuários criem páginas WWW em seus diretórios de trabalho. Entre as alternativas a seguir, relacionadas com a configuração do acesso a páginas web em diretórios de usuário, indique a incorreta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284901 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A instalação de um programa servidor Web Apache requer a configuração de alguns parâmetros, como os apresentados nas alternativas a seguir. Identifique a alternativa que apresenta uma relação incorreta entre parâmetro e finalidade:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284900 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Considere o algoritmo a seguir:

para i de 1 até N

menor ← i
para j de i+1 até N

se V[menor] > V[j] então

menor ← j

fim-se

fim-para
aux ← V[menor]
V[menor] ← V[i]
V[i] ← aux

fim-para

Assinale a alternativa que possui apenas afirmações corretas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284899 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Considere os dois algoritmos a seguir:

Algoritmo 1

Algoritmo 2

para i de 1 até 50 faça

programa1()
para j de 1 até 30 faça

programa2()
se i = j então

programa1()

fim-se

fim-para

fim-par

para i de 1 até 30 faça

programa2()
para j de 1 até 50 faça

programa1()
se i = j então

programa2()

fim-se

fim-para

fim-para

Assinale a alternativa que indica corretamente o número total de execuções do programa1 e programa2, em cada um dos algoritmos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284898 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Complete o espaço sublinhado no algoritmo a seguir para que seja exibida uma sequência de números em ordem decrescente, ou seja, 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0.

para i de 0 até 9 faça

escreva( + “ ”)

fim-para

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284897 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Considere o algoritmo a seguir:

para i de 1 até 3 faça

para j de i+1 até 3 faça

para k de j até 3 faça

escreva( “(“ + i + “,” + j + “,” + k + “) ” )

fim-para

fim-para

fim-para

Qual alternativa representa o que será exibido na tela pelo comando “escreva”:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284896 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Para trocar o valor de duas variáveis numéricas entre si, sem utilizar uma terceira variável de uso temporário, precisamos executar em uma determinada ordem as seguintes instruções de atribuição:

1. A ← A + B

2. A ← A - B

3. B ← A – B

Qual a ordem correta de execução?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284895 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

O algoritmo a seguir deve buscar um determinado elemento (variável X) em um conjunto ordenado de N elementos, armazenados contiguamente na memória em um vetor (variável V). Considere que as variáveis imin, imax, imid e N são de números inteiros.

Entrada:

N – Número de elementos da sequência ordenada V.

V – Sequência de elementos ordenados, acessíveis pelas posições de [0,N-1].

X – Valor do elemento a ser consultado no vetor V.

Saída do retorno:

-1 – Caso o elemento X não pertença à sequência ordenada V.

imid – Posição do elemento X na sequência ordenada V.

Este algoritmo possui dois erros.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15

imin ← 0
imax ← N-1

enquanto imax > imin faça

imid ← (imax+imin)/2
se V[imid] < X então

imin ← imid + 1

senão

se V[imid] > X então

imax ← imid + 1

senão

retorne imid

fim-se

fim-se

fim-enquanto
retorne -1

Considere as possíveis alterações:

I - Linha 01: imin ← 1

II - Linha 03: enquanto imax >= imin faça

III - Linha 04: imid ← (imax+imin+1)/2

IV - Linha 06: imin ← imid - 1

V - Linha 09: imax ← imid - 1

Qual das alternativas corrige o algoritmo anterior?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2284894 Ano: 2014
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

O código a seguir, escrito em uma típica linguagem orientada a objetos, trata da renderização (Render) contínua de múltiplas camadas (Layers) em uma cena de um jogo (Scene). Analise-o:

interface Layer {

void Render();

}
class Scene {

public Layer[] Layers;
private int NextLayer;
public int GetNextLayer () { return NextLayer; }
public void SetNextLayer (int p) { this.NextLayer = p; }
public Layer GetCurrentLayer () { return Layers[NextLayer];

}
}
class MainClass {

public static void Main (string[] args) {

var numLayers = 10;
var scene = new Scene { NextLayer = 0, Layers = new

Layer[numLayers] };

while (true) {

Layer l = scene.GetCurrentLayer();
l.Render();
int currentLayer = scene.GetNextLayer();

currentLayer ++;

if(currentLayer >= scene.Layers.Length)

currentLayer = 0;

scene.SetNextLayer(currentLayer);

} } }

Considere também as seguintes modificações no código:

M1. Mover a lógica de rodízio, que atualmente está implementada no método “Main” da classe “MainClass” para dentro de um método “mainloop” na própria classe “MainClass”.

M2. Transformar o atributo “Layers” da classe “Scene” de “public” para “private”.

M3. Transformar o atributo “NextLayer” da classe “Scene” de “private” para “public”.

M4. Adicionar um construtor à classe “Scene”, que recebe como parâmetro o número de camadas e inicializa o vetor de camadas “Layers”. Modificar o método “Main” da classe “MainClass” para utilizar esse construtor ao criar a instância “scene”.

M5. Transformar os métodos “SetNextLayer” e “GetNextLayer” de “public” para “private”.

M6. Adicionar um método na classe “Scene” que recebe como parâmetro um objeto do tipo “Layer” e o adiciona ao vetor de camadas “Layers”. Utilizar esse método na classe “MainClass” para adicionar camadas à cena.

M7. Mover a lógica de rodízio, que atualmente está implementada na classe “MainClass” para dentro do método “GetCurrentLayer” da classe “Scene”.

M8. Adicionar um construtor à classe “MainClass” , que recebe como parâmetro o número de camadas e inicializa o vetor de camadas “Layers”. Modificar o método “Main” da classe “MainClass” para utilizar esse construtor e criar uma instância de “MainClass”.

M9. Remover os métodos “SetNextLayer” e “GetCurrentLayer” da classe “Scene”.

Qual das alternativas abaixo descreve um conjunto de modificações que, quando realizadas em conjunto, resulta em um código onde os princípios da orientação a objetos são mais bem aplicados?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas