Foram encontradas 50 questões.
Analise as afirmativas abaixo e indique qual(is) explicita(m) melhor o conceito de interculturalidade.
I. Uma interação dialógica entre pertencimento e diferença, inclusão e exclusão, controle e resistência, passado e presente.
II. Complexas relações entre grupos humanos, conhecimentos e práticas culturais diferentes, partindo do reconhecimento das assimetrias sociais, econômicas e políticas.
III. Construção de processos de inclusão de um conhecimento cultural diverso em outro.
IV. Um discurso simétrico entre diversas culturas.
I. Uma interação dialógica entre pertencimento e diferença, inclusão e exclusão, controle e resistência, passado e presente.
II. Complexas relações entre grupos humanos, conhecimentos e práticas culturais diferentes, partindo do reconhecimento das assimetrias sociais, econômicas e políticas.
III. Construção de processos de inclusão de um conhecimento cultural diverso em outro.
IV. Um discurso simétrico entre diversas culturas.
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Nos processos de gestão compartilhada no âmbito dos museus de arqueologia e etnologia no
Brasil, no que se refere aos povos indígenas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. Há um processo de escuta e troca intercultural entre os povos e as instituições no que se refere à gestão dos bens culturais e coleções.
II. Abre-se a possibilidade de um retorno físico ou simbólico de bens culturais aos grupos de origem.
III. As instituições deixam de ter um papel decisivo sobre a gestão dos bens culturais.
IV. As instituições tomam decisões sobre a gestão de bens culturais dos povos indígenas, atuando assim para a conservação de seus objetos.
I. Há um processo de escuta e troca intercultural entre os povos e as instituições no que se refere à gestão dos bens culturais e coleções.
II. Abre-se a possibilidade de um retorno físico ou simbólico de bens culturais aos grupos de origem.
III. As instituições deixam de ter um papel decisivo sobre a gestão dos bens culturais.
IV. As instituições tomam decisões sobre a gestão de bens culturais dos povos indígenas, atuando assim para a conservação de seus objetos.
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A gestão compartilhada de acervos etnográficos tem crescido significativamente nos museus
brasileiros. Sobre o assunto, é correto afirmar que atualmente:
I. não é permitido expor objetos etnográficos sem o consentimento dos povos indígenas. II. os povos indígenas têm a prerrogativa de definir procedimentos de conservação e restauro em objetos que pertençam a sua etnia. III. os povos indígenas podem decidir quais objetos devem integrar acervos museológicos.
I. não é permitido expor objetos etnográficos sem o consentimento dos povos indígenas. II. os povos indígenas têm a prerrogativa de definir procedimentos de conservação e restauro em objetos que pertençam a sua etnia. III. os povos indígenas podem decidir quais objetos devem integrar acervos museológicos.
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Acervos etnográficos e arqueológicos se diferenciam, necessariamente:
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A prática de adquirir por transação financeira objetos etnográficos de grupos indígenas atuais para
compor coleções etnográficas de museus é regulamentada no Brasil pelo(a):
I. Iphan. II. Funai. III. Iphan e Funai. IV. Não é regulamentada. V. Envolve negociação específica com os grupos envolvidos.
I. Iphan. II. Funai. III. Iphan e Funai. IV. Não é regulamentada. V. Envolve negociação específica com os grupos envolvidos.
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Historicamente, os Guarani formavam um conjunto de povos com a mesma origem, falavam uma
mesma língua, planejavam seus desenvolvimentos em um modo de ser que mantinha viva a
memória de antigas tradições e se projetavam para o futuro, praticando uma agricultura muito
produtiva, a qual gerava amplos excedentes que motivavam grandes festas, rituais e a
coletividade no usufruto dos produtos, conforme determinava a economia de reciprocidade. Em
1500, quando os europeus chegaram nesta terra, ficaram maravilhados com a divina abundância
que aqui encontraram.
O povo Guarani continua vendo o mundo como uma região, as matas, animais, rios, e seguem o
sol. Seu território é onde vivem, seu modo de ser, sua cultura milenar é seu território tradicional,
historicamente ocupado pelos seus ancestrais, que se estende por parte da Argentina, Paraguai,
Bolívia e Brasil. Mas o povo Guarani ocupa hoje apenas pequenas ilhas, pois os europeus que
aqui chegaram se apossaram de praticamente todo o território que encontraram. O território, o
solo que pisamos, é um tekoá, o lugar físico, o espaço geográfico varia conforme por onde nos
movemos, sendo que permanece essa cultura de mobilidade.
ANTUNES, E. Nhandereko nhanhembo’e nhembo’ ea py. Sistema nacional de educação: um paradoxo do currículo diferenciado das escolas indígenas guarani da Grande Florianópolis. TCC: Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, UFSC, 2015.
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Todas as terras indígenas Guarani já foram demarcadas e homologadas no sul do país. II. O povo Guarani perdeu sua cultura, por isso não tem suas terras demarcadas no sul do país. III. O bem-viver Guarani está assegurado, pois as terras indígenas no sul já foram garantidas por lei. IV. O povo Guarani tem uma noção de território sem fronteiras, sendo o movimento no território parte essencial de sua vida e de seu bem-viver.
ANTUNES, E. Nhandereko nhanhembo’e nhembo’ ea py. Sistema nacional de educação: um paradoxo do currículo diferenciado das escolas indígenas guarani da Grande Florianópolis. TCC: Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, UFSC, 2015.
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Todas as terras indígenas Guarani já foram demarcadas e homologadas no sul do país. II. O povo Guarani perdeu sua cultura, por isso não tem suas terras demarcadas no sul do país. III. O bem-viver Guarani está assegurado, pois as terras indígenas no sul já foram garantidas por lei. IV. O povo Guarani tem uma noção de território sem fronteiras, sendo o movimento no território parte essencial de sua vida e de seu bem-viver.
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Sobre os povos indígenas do sul do Brasil, assinale a alternativa correta.
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Sobre os povos indígenas, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e
assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O início da ocupação indígena do sul do Brasil data do século XV. ( ) O impacto da conquista europeia extinguiu a diversidade cultural dos povos indígenas no sul do Brasil. ( ) Os Laklaño/Xokleng, Guarani e Kaingang são povos que compõem a população indígena do sul do país. ( ) Todas as terras indígenas Laklaño/Xokleng, Guarani e Kaingang se distribuem no sul do Brasil.
( ) O início da ocupação indígena do sul do Brasil data do século XV. ( ) O impacto da conquista europeia extinguiu a diversidade cultural dos povos indígenas no sul do Brasil. ( ) Os Laklaño/Xokleng, Guarani e Kaingang são povos que compõem a população indígena do sul do país. ( ) Todas as terras indígenas Laklaño/Xokleng, Guarani e Kaingang se distribuem no sul do Brasil.
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Sobre manifestações culturais indígenas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. As manifestações culturais dos povos indígenas não constituem parte da identidade do país.
II. As danças, modos de fazer, rituais e práticas artísticas indígenas são práticas culturais que não representam o patrimônio cultural brasileiro.
III. As manifestações culturais dos povos indígenas compõem parte da formação da sociedade brasileira e são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro.
IV. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não considera expressões indígenas como bens representativos do patrimônio cultural brasileiro.
I. As manifestações culturais dos povos indígenas não constituem parte da identidade do país.
II. As danças, modos de fazer, rituais e práticas artísticas indígenas são práticas culturais que não representam o patrimônio cultural brasileiro.
III. As manifestações culturais dos povos indígenas compõem parte da formação da sociedade brasileira e são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro.
IV. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não considera expressões indígenas como bens representativos do patrimônio cultural brasileiro.
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Sobre patrimonialização de bens culturais indígenas, é correto afirmar que:
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