Magna Concursos

Foram encontradas 53 questões.

333581 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre feridas, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) As fases da cicatrização de uma ferida são: inflamatória, proliferativa ou de reconstrução, epitelização e remodelação ou maturação.
( ) Na avaliação da ferida, o exame da ferida e da região perilesão inclui: localização, mensuração, identificação e mensuração de túneis/solapamentos, grau de lesão tecidual, exsudato, odor, dor, observação do leito da ferida, área perilesional e presença de infecção.
( ) Quanto à classificação da lesão por pressão, no estágio 2 ocorre a perda da pele em sua espessura total.
( ) A escala de Braden é uma ferramenta clinicamente validada que permite aos enfermeiros registrarem o nível de risco de uma pessoa desenvolver lesão por pressão. Segundo essa escala, a pontuação 9 ou menor corresponde a risco leve.
( ) O Índice Tornozelo Braquial (ITB) trata-se de um exame para auxílio na classificação das úlceras arteriais e deve-se considerar o maior valor encontrado para cálculo do ITB com a seguinte fórmula: ITB = Maior Pressão Arterial Sistólica (PAS) Tornozelo / maior Pressão Arterial Sistólica (PAS) braquial.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333565 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma intercorrência de emergência que exige da equipe de saúde conhecimento teórico-prático, sincronia, destreza e agilidade. Com base nas recomendações e diretrizes do ano de 2020 da American Heart Association (AHA), atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A cadeia de sobrevivência da AHA na PCR extra-hospitalar é representada por 5 elos: acionamento do serviço médico de emergência, ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade, desfibrilação, ressuscitação avançada e cuidados pós-PCR.
( ) O acesso intravenoso (IV) é a via preferida de administração de medicação durante a ressuscitação no SAVC. O acesso intraósseo (IO) é aceitável se o acesso (IV) não estiver disponível.
( ) A sequência de compressão e ventilação em adultos sem via aérea avançada é 30:2. Deve-se alternar os responsáveis pelas compressões a cada 2 minutos ou antes, se houver cansaço.
( ) Com relação à marcação do tempo, para PCR com um ritmo não chocável, é aceitável administrar a epinefrina assim que for possível.
( ) Em caso de suspeita por intoxicação por opioide, o uso da naloxona no momento certo é aconselhável.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333559 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A Resolução COFEN nº 639/2020 dispõe sobre as competências do Enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra-hospitalar. Sobre essa resolução, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333555 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 564/2017, que aprovou o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira quanto aos direitos dos profissionais de enfermagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Requerer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, medidas para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional ou que atinja a profissão.
II. Suspender as atividades, individuais ou coletivas, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional e/ou desrespeitar a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo formalizar imediatamente sua decisão por escrito e/ou por meio de correio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem.
III. Negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
IV. Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
V. Recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, quando impedido de cumprir o presente Código, a Legislação do Exercício Profissional e as Resoluções, Decisões e Pareceres Normativos emanados pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333541 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A dengue é uma doença infecciosa e é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo, onde sua incidência global cresceu drasticamente nas últimas décadas. Sobre a dengue, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A transmissão da dengue ao ser humano ocorre pela picada de fêmeas infectadas da espécie Aedes aegypti. Também é comum a transmissão pelo contato de uma pessoa doente ou suas secreções com uma pessoa sadia.
II. Pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação. Na fase febril, a primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38 °C, de início abrupto e com duração de dois a sete dias, associada à cefaleia, à astenia, à mialgia, à artralgia e à dor retro-orbitária. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia também podem se fazer presentes.
III. A lesão exantemática, presente em grande parte dos casos, é predominantemente do tipo maculopapular, atingindo face, tronco e membros, não poupando regiões palmares e plantares.
IV. Para realizar a prova do laço deve-se: verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2; insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças; e desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele. A prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças.
V. São sinais de alarme da dengue: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), diminuição do hematócrito, hipertensão arterial.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333530 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A assistência pré-natal adequada, com a detecção e a intervenção precoce das situações de risco, bem como um sistema ágil de referência hospitalar, além da qualificação da assistência ao parto, são os grandes determinantes dos indicadores de saúde relacionados à mãe e ao bebê que têm o potencial de diminuir as principais causas de mortalidade materna e neonatal. Sobre a assistência ao pré-natal, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333524 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo de dificuldades enfrentadas por nutrizes durante o aleitamento materno. Se essas dificuldades não forem identificadas e tratadas precocemente, podem comprometer o início e a manutenção da amamentação. Na coluna da esquerda, encontram-se algumas dessas dificuldades; na coluna da direita, algumas medidas que o enfermeiro pode tomar para auxiliar ou orientar a nutriz. Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

I. Candidose
II. Dor nos mamilos/mamilos machucados
III. Ingurgitamento mamário
IV.Mamilos planos ou invertidos
V. Bloqueio de ductos lactíferos
( )Utilizar de distintas posições para amamentar, oferecendo primeiramente a mama afetada, com o queixo do bebê direcionado para a área afetada, o que facilita a retirada do leite do local.
( )Ordenhar manualmente a aréola, se ela estiver tensa, antes da mamada, para que fique macia, facilitando, assim, a pega adequada do bebê.
( )Enxaguar os mamilos e secá-los ao ar livre após as mamadas e expô-los à luz por pelo menos alguns minutos por dia.
( )Ordenhar um pouco de leite antes da mamada, o suficiente para desencadear o reflexo de ejeção de leite, evitando, dessa maneira, que a criança tenha que sugar muito forte no início da mamada para desencadear o reflexo.

( )Ajudar a mãe a favorecer a pega do bebê. A mãe pode precisar de ajuda para fazer com que o bebê abocanhe o mamilo e parte da aréola se ele, inicialmente, não conseguir. É muito importante que a aréola esteja macia.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333518 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A Política Nacional de Saúde Integral LGBT tem como marca o reconhecimento dos efeitos da discriminação e da exclusão no processo de saúde-doença da população LGBT. Suas diretrizes e seus objetivos estão, portanto, voltados para mudanças na determinação social da saúde, com vistas à redução das desigualdades relacionadas à saúde desses grupos sociais.
( ) A garantia ao atendimento à saúde é uma prerrogativa de todo cidadão e toda cidadã brasileiros, respeitando-se suas especificidades de gênero, raça/etnia, geração, orientação e práticas afetivas e sexuais.
( ) A falta de respeito ao nome escolhido pelas pessoas travestis e transexuais configura-se como uma violência que acontece diariamente nas vidas sociais dessas pessoas. Pode ser contabilizada como decorrência dessa Política a inclusão da garantia do uso do nome social para os usuários da saúde na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde.
( ) A política tem como objetivo promover iniciativas voltadas à redução de riscos e oferecer atenção aos problemas decorrentes do uso prolongado de hormônios femininos e masculinos para travestis e transexuais, bem como reduzir os danos à saúde da população LGBT no que diz respeito ao uso excessivo de medicamentos, drogas e fármacos, especialmente para travestis e transexuais.
( ) A implementação do Processo Transexualizador no SUS, que regulamenta os procedimentos para a readequação cirúrgica genital, insere-se no contexto da Política LGBT.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333517 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em março de 2014, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, iniciou a vacinação contra o Papilomavírus Humano – HPV. Analise as afirmativas abaixo sobre essa vacina e seu público-alvo e assinale a alternativa correta.

I. O público-alvo são exclusivamente meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.
II. A vacina HPV4 previne infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18. Também previne o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais (condiloma).
III. É recomendada em duas doses com intervalo de 6 meses entre elas para indivíduos entre 9 e 14 anos, e em três doses (0, 1 a 2 e 6 meses) para maiores de 15 anos.
IV. O Ministério da Saúde, em 2021, autorizou que mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, com até 45 anos de idade, recebam a vacina contra o HPV.
V. Trata-se de uma vacina com vírus inativado, portanto, não desencadeia a doença.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
333516 Ano: 2022
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O Programa Nacional de Imunização (PNI) vem contribuindo para a redução da morbimortalidade causada pelas doenças imunopreveníveis, buscando a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos para a manutenção e a disponibilidade, em tempo oportuno, dos imunobiológicos preconizados nos calendários e nas campanhas nacionais de vacinação para a população brasileira. Sobre a administração das vacinas, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas