Magna Concursos

Foram encontradas 53 questões.

2164576 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O título III do Código de Ética Profissional do Assistente Social versa sobre as “Relações Profissionais” indicando o que são direitos, deveres e o que é vedado ao assistente social nas relações com: os usuários; as instituições empregadoras e outras; as assistentes sociais e outros profissionais; as entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil; e a justiça. Em relação ao que assegura o Código nesse título, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. É considerado um direito do assistente social, nas relações com os assistentes sociais e outros profissionais, mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga horária de subordinado, para fim de estudos e pesquisas que visem ao aprimoramento profissional, bem como de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos.
II. Nas relações profissionais, o assistente social possui direitos nas relações com as instituições empregadoras e com as instituições da categoria e demais organizações da sociedade civil.
III. Nos capítulos apresentados, o Código explicita o que é vedado ao assistente social nas relações com os usuários, com as instituições empregadoras, com os assistentes sociais e outros profissionais, com as instituições da categoria e demais organizações da sociedade civil e com a justiça.
IV. O assistente social possui deveres expressos neste Código para as relações com os usuários, com as instituições empregadoras, com os assistentes sociais e outros profissionais, com as instituições da categoria e da sociedade civil e com a justiça.
V. O sigilo profissional protege o usuário em relação ao que o assistente social tomou conhecimento em decorrência do exercício de atividade profissional, podendo ser flexibilizado nas situações de trabalho multidisciplinar e em caso de depoimento à autoridade competente prestado mediante intimação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2164575 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação à instrumentalidade no trabalho do assistente social, Yolanda Guerra (2007) reflete sobre as inúmeras formas do profissional objetivar suas finalidades em resultados profissionais.
Considerando suas reflexões, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A instrumentalidade no exercício profissional se expressa como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional.
II. A instrumentalidade no exercício profissional do assistente social diz respeito estritamente a sua instrumentação técnica, expressa pelos procedimentos e técnicas que compõem o agir profissional.
III. A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais) e constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.
IV. A instrumentalidade do exercício profissional é compreendida também como mediação, pois permite que os sujeitos, face a sua intencionalidade, invistam na criação e articulação dos meios e instrumentos necessários à consecução das suas finalidades profissionais.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2164574 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O bom desempenho no processo de formulação e gestão de políticas sociais, que se caracteriza como uma dimensão importante do trabalho do assistente social, pressupõe o domínio de múltiplos saberes. A partir disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O conhecimento das legislações sociais correntes, suas regulamentações e modificações em curso, além da capacidade de análise das relações de poder e da conjuntura.
II. O domínio de estratégias de planejamento e administração, até a construção de diagnósticos sociais e de indicadores para subsidiar a definição das ações.
III. O cuidado com o monitoramento, a avaliação e a prestação de contas relacionadas às políticas sociais.
IV. A definição de prioridades e a tomada de decisões construída de forma democrática com a população usuária.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2164573 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre a avaliação e o monitoramento de programas e projetos sociais, a avaliação a partir de eixos como a eficiência, a eficácia e a efetividade é reconhecida como uma exigência, tanto em organizações públicas como em organizações não governamentais. Nesse campo, o conhecimento de termos-chaves é primordial. Assim, numere a coluna 2, identificando os termos elencados na coluna 1, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Coluna 1
1. Avaliação
2. Efetividade
3. Eficácia
4. Eficiência
5. Plano
6. Programa
7. Projeto

Coluna 2
( ) Análise do custo-benefício de um programa, em termos econômicos ou políticos.
( ) É a soma dos programas que têm objetivos comuns. Considera-se instrumento normativo e político, delineando decisões de caráter mais geral, amplo.
( ) É um empreendimento planejado, que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.
( ) Avaliação da relação entre objetivos e instrumentos de um programa ou projeto e os resultados obtidos. Considera-se avaliação de processos implementados.
( ) Juízo de valor estabelecido a partir da relação entre a execução de um programa e o impacto provocado na realidade em que foi executado.
( ) É um conjunto de projetos que perseguem os mesmos objetivos, guardando estreita relação entre eles. Desdobra o plano em unidades menores, contemplando setores diferenciados, ou reúne ações com os mesmos objetivos.
( ) Atividade que tem por objetivo maximizar a eficácia dos programas na obtenção de seus fins e a eficiência na alocação de recursos para a consecução dos mesmos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2164572 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com base na discussão sobre os desafios da política de educação e do ensino superior no Brasil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Antes de um desafio de ação, a educação superior no Brasil é um desafio de compreensão. Não é possível entendê-la senão como um sistema em crise de várias ordens em meio aos grandes impasses sociopolíticos e econômicos que vive o país.
( ) Os membros da denominada comunidade universitária do setor público federal – dirigentes, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes –, através de suas entidades de representação, específicas ou não, como Andifes, ANDES-SN, Fasubra e UNE, entre outras, têm feito seu diagnóstico desse desafio, mas, em geral, não têm se detido na formulação de recomendações e propostas para superá-lo e pouco têm reagido às propostas governamentais.
( ) Em cada país, a educação superior foi e será chamada a exercer determinados papéis, de acordo com a própria história e avanços sociodemocráticos desses países e de seu sistema educacional. Não obstante, no caso do Brasil, as reformas promovidas pelo Estado na educação superior têm tido pouca importância nas mudanças em curso.
( ) No caso das Instituições de Ensino Superior Públicas – IES, os principais impasses situam-se em torno da escassez de recursos para custeio e capital; da matriz de financiamento e da adoção de novos critérios de distribuição de recursos de custeio e capital; da escassez de recursos de Ciência e Tecnologia – C&T para financiamento de pesquisa; do congelamento salarial de docentes e de funcionários; e, sem dúvida, da autonomia universitária.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2164571 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Considerando os temas da universidade pública, ações afirmativas e a permanência estudantil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) As políticas de educação superior voltadas para a ampliação do acesso assinalam a perspectiva da inclusão dos sujeitos historicamente excluídos deste nível de ensino, como negros, pessoas com deficiência, alunos de escola pública e de baixa renda.
( ) Entre as questões que perpassam o debate sobre as ações afirmativas no âmbito educacional, além da ampliação das oportunidades de acesso, fazem-se necessários ações e programas de acompanhamento, tutoria e ações que vislumbrem a inserção, com dignidade, no mundo do trabalho das pessoas que receberam formação com qualidade acadêmica desejável, através de um robusto programa de convênio entre universidade, sociedade e mundo do trabalho.
( ) Atualmente, os autores são unânimes quanto à necessidade de medir o desempenho dos estudantes como recurso para subsidiar a revisão das ações afirmativas e para reduzir os gastos públicos.
( ) Discutir evasão é trazer ao debate uma importante e necessária questão: a qualidade do ensino e a necessidade de se avaliar constantemente o sistema, não como sinônimo de medidas persecutórias que visam punir docentes e discentes e corrigir currículos, mas propor, na ordem do dia, a articulação entre avaliação institucional, análise da evasão e da retenção acadêmica e criação de indicadores de qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES).
( ) Fazem-se urgentes a elaboração e adoção de políticas de permanência, independentemente de programas de moradia, alimentação e promoção da saúde. Além disso, há necessidade de capacitação docente e discente visando suprir deficiências e lacunas identificadas na formação da educação básica, ainda que a quebra de preconceitos e a adoção de uma nova cultura de respeito às diferenças apresentem-se consolidadas.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2164570 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
As Ações Afirmativas se baseiam no entendimento de que nada é mais desigual do que tratar a todos igualmente. Sobre o tema das Ações Afirmativas, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) No decorrer da história social brasileira, persistiu uma notória fragilidade no sentido de possibilitar o mesmo tipo de acesso aos direitos sociais para determinados segmentos populacionais, tendo-se a discriminação racial como uma das mais evidentes expressões de acesso desigual aos recursos no Brasil.
( ) A ação afirmativa é uma medida atual que visa atacar os efeitos, no presente, da discriminação ocorrida no passado.
( ) A iniciativa de reivindicar a adoção de ações afirmativas para o ensino público no Brasil foi uma luta compartilhada na mesma proporção entre o Movimento Social Negro, os sindicatos e os partidos políticos.
( ) O acesso à universidade sempre foi um fator relevante para a mobilidade socioeconômica das pessoas no Brasil, e é, sobretudo por isso, que o tema das cotas ganha tanto espaço.
( ) Desde o início, as ações afirmativas, também chamadas de “cotas”, contaram com o apoio incondicional de diversos seguimentos da sociedade brasileira, como a justiça e a imprensa.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2162633-1Enunciado 2162633-2Enunciado 2162633-3

Com base no texto 1, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Bizzocchi e Severo consideram acertada a atitude do Colégio Franco-Brasileiro de revogar as “estratégias gramaticais de neutralização de gênero”, como chamar os estudantes de “querides alunes”. (linhas 01-02)

II. Bizzocchi argumenta que a língua portuguesa não é machista, tendo em vista o uso do masculino como gênero neutro, enquanto Severo observa o movimento de desconstrução do masculino genérico em curso não apenas na sociedade brasileira.

III. Ambos os autores reconhecem que existem problemas de injustiça social e preconceito no Brasil.

IV. Severo defende que as instituições assimilem o uso do “bom dia a todas, todos e todes”. (linha 47)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2162632-1Enunciado 2162632-2Enunciado 2162632-3

No trecho “[...] então a mudança na gramática, se fosse possível, coisa que não é, não necessariamente seria um instrumento de maior justiça social.” (linhas 39-40), se a palavra sublinhada for pluralizada, a reescrita correta, observando a concordância, corresponde à alternativa:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enunciado 2162631-1

Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Em “Um dos fatores que possibilitaram a transformação e o surgimento das línguas foi a navegação.”, o verbo em destaque pode ficar no singular, uma vez que a concordância plural nessa sentença é facultativa.
II. Em “[...] a língua portuguesa, que se transformou em meio às línguas indígenas, às africanas e às dos muitos imigrantes [...]”, o registro do acento indicativo de crase em destaque está incorreto, uma vez que se encontra diante de termo masculino.
III. Em “[...] que se transformou [...]”, o emprego da próclise é obrigatório, devido à ocorrência do pronome “que”.
IV. Os três registros de crase (linha 08) marcam a fusão da locução prepositiva “em meio a” com o artigo feminino plural “as” determinado pelo substantivo feminino plural “línguas”.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas