Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2496070 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Os reservatórios de água potável constituem uma parte crítica da instalação predial de água fria no que diz respeito à manutenção do padrão de potabilidade. Por este motivo, atenção especial deve ser dedicada na fase de projeto para a escolha de materiais, para a definição da forma e das dimensões e para o estabelecimento do modo de instalação e operação desses reservatórios, conforme destaca a norma da ABNT NBR 5626 – Instalação predial de água fria. Sobre o tema, considere as afirmativas a seguir, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em princípio um reservatório para água potável deve ser enterrado total ou parcialmente, com vistas à manutenção da temperatura da água e ao impedimento da entrada de luz, inibindo dessa forma a proliferação de microrganismos que realizem fotossíntese.
( ) O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.
( ) O posicionamento relativo entre entrada e saída de água deve evitar o risco de ocorrência de estagnação dentro do reservatório; do contrário, haveria sedimentação do material no fundo do reservatório.
( ) Em todos os reservatórios devem ser instaladas tubulações que atendam às seguintes necessidades: a) aviso aos usuários de que a torneira de boia ou dispositivo de interrupção do abastecimento do reservatório apresenta falha; b) extravasão do volume de água em excesso do interior do reservatório; c) limpeza do reservatório.
( ) Quando a reserva de consumo for armazenada na mesma caixa ou célula utilizada para a reserva de combate a incêndio, devem ser previstos dispositivos que assegurem a recirculação total da água armazenada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2496049 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Os reservatórios cumprem funções importantes nos sistemas de abastecimento de água, dentre elas a regularização de vazão. Existem diferentes caminhos para dimensionar a capacidade de reservação, sendo um deles através da curva de consumo, método que permite estimar o volume mínimo de reservação para atender uma determinada situação. A figura abaixo mostra a curva de consumo (volumes consumidos a cada hora) de um setor de abastecimento, construída com dados do dia de maior consumo do ano em que foi feito o estudo. Sabe-se que o reservatório a ser construído para atender o referido setor receberá adução contínua (24 h/dia) com vazão constante. Com base nessas informações e no método gráfico proposto, determine a capacidade mínima (volume em m3) do reservatório.
Enunciado 3200487-1
Assinale alternativa CORRETA sobre o volume do reservatório.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O viajante clandestino
Mia Couto
– Não é arvião. Diz-se: avião.
O menino estranhou a emenda de sua mãe. Não mencionava ele uma criatura do ar? A criança tem a vantagem de estrear o mundo, iniciando outro matrimônio entre as coisas e os nomes. Outros a elas se assemelham, à vida sempre recém-chegando. São os homens em estado de poesia, essa infância autorizada pelo brilho da palavra.
– Mãe: avioneta é a neta do avião?
– Vamos para a sala de espera, ordenou a mãe.
Ela lhe admoestou, prescrevendo juízo. Aquilo era um aeroporto, lugar de respeito. A senhora apontou os passageiros, seus ares graves, soturnos. O menino mediu-se com aquele luto, aceitando os deveres do seu tamanho. Depois, se desenrolou do colo materno, fez sua a sua mão e foi à vidraça. Espreitou os imponentes ruídos, alertou a mãe para um qualquer espanto. Mas a sua voz se afogou no tropel dos motores.
Eu assistia a criança. Procurava naquele aprendiz de criatura a ingenuidade que nos autoriza a sermos estranhos num mundo que nos estranha. Frágeis onde a mentira credencia os fortes.
Seria aquele menino a fratura por onde, naquela toda frieza, espreitava a humanidade? No aeroporto eu me salvava da angústia através de um exemplar da infância.
O menino agora contemplava as traseiras do céu, seguindo as fumagens, lentas pegadas dos instantâneos aviões. Ele então se fingiu um aeroplano, braços estendidos em asas. Descolava do chão, o mundo sendo seu enorme brinquedo. E viajava por seus infinitos, roçando as malas e as pernas dos passageiros entediados. Até que a mãe debitou suas ordens. Ele que recolhesse a fantasia, aquele lugar era pertença exclusiva dos adultos.
– Te ajeita. Estamos quase partindo.
– Então vou me despedir do passaporteiro.
A mãe corrigiu em dupla dose. Primeiro, não ia a nenhuma parte. Segundo, não se chamava assim ao senhor dos passaportes. Mas só no presente o menino se deixava calar. Porque, em seu sonho, mais adiante, ele se proclama:
– Quando for grande quero ser passaporteiro.
E ele já se antefruía, de farda, dentro do vidro. Ele é que autorizava a subida aos céus.
– Vou estudar para migraceiro.
– Tá doido, filho. Fica quieto.
O garoto guardou seus jogos, contido. Que criança, neste mundo, tem vocação para adulto?
Saímos da sala para o avião. Chuviscava. O menino seguia seus passos quando, na lisura do asfalto, ele viu o sapo. Encharcado, o bicho saltiritava. Sua boca, maior que o corpo, traduzia o espanto das diferenças. Que fazia ali aquele representante dos primórdios, naquele lugar de futuros apressados?
O menino parou, observador, cuidando os perigos do batráquio. Na imensa incompreensão do asfalto, o bicho seria esmagado por cega e certeira roda.
– Mãe, eu posso levar o sapo?
A senhora estremeceu de horror. Olhou envergonhada, pedindo desculpas aos passantes. Então, começou a disputa. A senhora obrigava o braço do filho, os dois se teimavam. Venceu a secular maternidade. O menino, murcho como acento circunflexo, subiu as escadas, ocupou seu lugar, ajeitou o cinto.
Do meu assento eu podia ver a tristeza desembrulhando líquidas miçangas no seu rosto. Fiz-lhe sinal, ele me encarou de soslado. Então, em seu rosto se acendeu a mais grata bandeira de felicidade. Porque do côncavo de minhas mãos espreitou o focinho do mais clandestino de todos os passageiros.
Disponível em: <http://jardimdasdelicias.blogs.sapo.pt/277137.html>.
[Adaptado] Acesso em: 8 abr. 2014.
Glossário
Admoestar – repreender branda e benevolamente
Antefruir – usufruir antecipadamente
Batráquio – anfíbio
Debitar suas ordens – anunciar, proclamar suas regras
Fumagem – fumaça
Soslado – lado, oblíquo
Soturno – aspecto triste, taciturno
Tropel – grande ruído
Com base no Texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às asserções abaixo.
( ) Em Não mencionava ele uma criatura do ar? o sujeito da oração não está em ordem direta.
( ) O sufixo utilizado pelo menino ao criar as palavras “passaporteiro” e “migraceiro” tem a mesma função que o sufixo utilizado para formar as palavras “cabeleireiro” e “nevoeiro”.
( ) As palavras “matrimônio”, “fratura” e “miçangas” estão empregadas com sentido conotativo.
( ) Ao criar as palavras “arvião” e “avioneta”, o menino o faz por meio do processo de derivação parassintética.
( ) Em Vou estudar para migraceiro. a perífrase verbal poderia ser substituída por um verbo no futuro do subjuntivo sem provocar alterações no significado da frase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494538 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Na escolha da tecnologia de tratamento de água para abastecimento, é imprescindível considerar a qualidade da água bruta. O quadro abaixo mostra três sequências com etapas de tratamento, pelas quais a água passaria em função da sua qualidade inicial. O sentido das setas indica o caminho a ser percorrido pela água.
Enunciado 3117275-1
Sobre tratamento de água para abastecimento e com base nas informações fornecidas, considere as seguintes afirmativas, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A sequência de tratamento 1 no quadro é empregada para águas de boa qualidade, com pouca cor e turbidez (cor + turbidez < 50). Neste sistema emprega-se normalmente a filtração lenta.
( ) Na sequência de tratamento 2 no quadro, aplica-se normalmente a filtração rápida, contudo, a água submetida ao tratamento indicado deve apresentar qualidade igual ou superior à água submetida ao tratamento 1.
( ) A sequência de tratamento 3 no quadro, quando empregado com decantação, é chamada de tratamento convencional ou clássico e é adotada para águas de piores qualidades que aquelas submetidas aos tratamentos anteriores. O uso da flotação nesse sistema é avaliado em função das características dos flocos formados.
( ) A sequência de tratamento 1 no quadro, por exigir água de qualidade superior, permite que a filtração seja realizada com taxas mais elevadas que nas outras duas sequências.
( ) A etapa de desinfecção normalmente é feita no Brasil com aplicação de cloro gasoso ou outros produtos a base de cloro; visa também manter um residual do produto na rede de distribuição e reservatórios para combater possíveis contaminações na água até ela ser consumida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493939 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Examine o gráfico a seguir.
Enunciado 3049626-1
Com base no gráfico e sobre o processo de compostagem, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493690 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
No Brasil é comum o uso de reservatório de água potável nas edificações, sendo que algumas delas possuem apenas o reservatório superior, em função do número de pavimentos e da pressão disponível na rede pública de distribuição de água. Nesse contexto, considere a seguinte situação: um prédio público, alimentado a partir da rede de água da concessionária local, possui apenas um reservatório superior, e a tubulação de entrada de água no reservatório situa-se na cota 18,00 m. Com base em uma série de observações no nível de água do reservatório e em leituras no hidrômetro, situado na cota 10,00 m e próximo ao passeio público, concluiu-se que o referido reservatório recupera o seu volume útil de 9,4 m3 (enche) diariamente ao anoitecer, num tempo médio de 2 horas. Considerando as informações anteriores e as perdas de carga no alimentador predial e no hidrômetro, indicadas pela figura abaixo, o valor médio aproximado da pressão dinâmica imediatamente a montante do referido hidrômetro, durante as observações realizadas, foi de:
Enunciado 3043355-1
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2492751 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A digestão anaeróbia no tratamento de esgotos representa um sistema ecológico delicadamente balanceado, envolvendo processos metabólicos complexos. Considere as afirmativas a seguir, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No processo de oxidação da matéria orgânica em ambientes anaeróbios ocorrem os processos metabólicos de fermentação e respiração.
( ) A formação de metano ocorre preferencialmente em ambientes onde oxigênio, nitrato e sulfato não estejam prontamente disponíveis como receptores de elétrons.
( ) A grande importância dos organismos acetogênicos no processo decorre do fato de que cerca de 60 % a 70 % dos elétrons do substrato original são canalizados para a produção de nitrato.
( ) Os esgotos domésticos geralmente apresentam todos os tipos apropriados de nutrientes em concentrações adequadas, tornando, dessa forma, o ambiente ideal para o crescimento, sem limitações para o processo de digestão anaeróbia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2492684 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
A qualidade das águas pode ser analisada por parâmetros que traduzem suas principais características físicas, químicas e biológicas. Em relação a esse tema, julgue as afirmações a seguir sobre a origem e a importância sanitária de tais parâmetros, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A característica química de dureza das águas corresponde à presença de sólidos dissolvidos compostos por minerais ou despejos industriais, podendo ocasionar redução da formação de espuma ou incrustação nas tubulações de água de abastecimento.
( ) As características físicas de cor e turbidez são devidas à presença tanto de sólidos dissolvidos quanto em suspensão, os quais estão presentes nas águas de corpos hídricos com partículas e matéria orgânica em decomposição.
( ) O fósforo presente nas águas tem origem natural na decomposição de matéria orgânica e dissolução do solo e origem antropogênica relacionada aos despejos domésticos, industriais e de fertilizantes. Em excesso, o fósforo de atividades antropogênicas pode levar à eutrofização de corpos d’água.
( ) O pH é um parâmetro físico que representa a concentração de íons hidrogênio, devido à presença de sólidos e gases dissolvidos. Valores baixos de pH apontam para a acidez da água, conferindo a característica de corrosão às tubulações de abastecimento público ou de impacto à biota dos corpos hídricos.
( ) A concentração de oxigênio dissolvido (OD) nas águas condiciona a sobrevivência de organismos aeróbios de corpos hídricos. A solubilidade do OD varia com a temperatura, mas não sofre interferência da altitude.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Cabecinhas feitas
Aos pais que se preocupam com o tempo que o filho passa na frente do computador, um aviso: a coisa só tende a piorar. E isso pode ser bom. Educadores e profissionais da área de tecnologia do mundo todo estão empenhados em uma cruzada para dar uma utilidade prática ao fascínio da meninada por smartphones, tablets e laptops, e um dos caminhos são as aulas de programação ministradas desde a mais tenra idade. A ideia é que crianças e adolescentes dominem pelo menos uma linguagem dos códigos e, em vez de simplesmente usar o que já vem pronto no computador, aprendam a pôr a máquina a seu serviço.
Embora pesquisas de maior calibre ainda estejam em curso, a experiência já sinaliza que o exercício intelectual envolvido nesse aprendizado ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Um dos estudiosos da área, o polonês Jakub Lacki, técnico da seleção de informática de seu país, enfatiza que, se bem administradas, as lições de programação podem dar um impulso naquilo que é mais essencial à vida escolar: “O exercício de conversa com o computador ajuda a sedimentar o conhecimento e a refletir sobre o que se aprende”.
Mesmo que ainda se debata como e quando os algoritmos devem entrar na vida da garotada, ganha força a teoria que compara o ensino da programação ao de uma língua estrangeira: quanto mais cedo, maior a capacidade de absorção. Mas que fique claro para pais que esperam milagres de seus pequenos gênios: aos 5 anos, ninguém vai escrever códigos de verdade, tarefa que exige uma maturidade intelectual que se pronunciará só lá pelos 10, 11 anos. O que os mais novinhos assimilam é o abecê mais básico, conhecimento que provavelmente lhes dará mais traquejo para aprender o que virá depois.
Muitas rodas de educadores são entusiastas da ideia de introduzir a linguagem dos códigos que o computador entende na grade de matérias obrigatórias desde o jardim de infância. Do outro lado do debate, há quem critique acrescentar mais essa obrigação à vida da meninada. Sobre um ponto todos concordam: para iniciar-se no universo dos códigos, é preciso ter a ferramenta adequada e, para a maioria, uma boa orientação – seja ela na escola ou em casa. Está comprovado que nos bancos escolares a exploração dos códigos só dá certo mesmo se o professor souber se portar como uma espécie de regente da investigação digital.
Se bem guiada, a garotada nascida e criada na era digital tem tudo para desenvolver as habilidades latentes em sua geração. O aprendizado do algoritmo na escola pode contribuir ainda para apagar duas imagens recorrentes: a de que a ciência da computação, tão crucial para o futuro, é uma matéria indecifrável para os comuns mortais e a de que o menino ou a menina versado nessa arte é um ser desinteressante e esquisito. Em outras palavras: o coding como segunda língua universal dos jovens será a vingança dos nerds.
BORGES, Helena. Cabecinhas feitas. Veja, n. 17, p. 96-97, abr. 2014.
[Adaptado]
Segundo o Texto, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2488975 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Sobre drenagem urbana, assinale a afirmativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas