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A boa gravação de uma cena requer a tomada de decisão antes de apertar o botão “rec”. Pensar na composição é fundamental para determinar um bom enquadramento da cena, a fim de conferir um maior impacto visual. Para isso, a regra básica da composição em fotografia é:
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Analise a situação abaixo: Uma equipe de TV recebe a tarefa de realizar a transmissão ao vivo de um evento pela primeira vez numa determinada locação, que será ao ar livre e em local público. Para diminuir os riscos, uma medida essencial que deve ser tomada antes da transmissão é:
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Para conexão de microfones e equipamentos de som profissionais é necessário cabeamento adequado. Sendo assim, uma conexão balanceada de áudio estéreo deve ser feita com o seguinte plug:
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Um pássaro em voo, uma moto em velocidade elevada ou mesmo as manobras de um skatista são imagens em movimento que podem apresentar dificuldades de gravação para o cinegrafista pouco experiente. Com a câmera na mão, a melhor maneira de se gravar imagens de algo que está em movimento e manter o motivo dentro do quadro é:
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Em programas de debates com participação de ouvintes, a combinação de linhas “antecipadas” e phoneback oferece a seguinte vantagem:
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O mais importante na gravação é manter a continuidade de direção. Sem isso, as imagens ficam sem sentido para o expectador e perde-se a noção de localização dos personagens e objetos em uma cena. Observe a imagem abaixo.
A opção que apresenta as três posições de câmera que mantém a continuidade de direção é:
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- Linguagens e Suportes MidiáticosProdução AudiovisualLuz, Iluminação e Luminotécnica em Audiovisual e Cinema
Toda gravação depende da luz para ser realizada. As câmeras de vídeo e cinema são aparelhos que captam a luz, e sem luz não há imagens. Para a gravação em estúdio de uma entrevista, com um entrevistador e um entrevistado, a iluminação deve ser composta por:
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A distância entre a fonte sonora e o receptor influi na sensação de intensidade, diminuindo-a de modo regular. Concretamente, quando um som se propaga pelo ar, cada vez que dobra a distância entre a fonte sonora e o receptor, a intensidade diminui em 6 dB e vice-versa. Quando a distância se reduz à metade, a pressão sonora aumenta em 6 dB. O distanciamento entre o microfone que capta o som e a fonte sonora que o emite se reflete fisicamente, seguindo a regra dos 6 dB. Portanto, é possível diminuir ou aumentar a distância entre o microfone e a fonte sonora. Considerando um estúdio de áudio com três pessoas conversando sentadas em volta de uma mesa triangular e cada uma na frente de um microfone direcional, situado a 20 cm de distância, o som tratado eletronicamente para dar a sensação de que os três locutores estão muito perto deve ser, em dB, de:
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Ao editar um áudio, o operador técnico visualiza graficamente o som. Essa imagem representada do som apresenta três parâmetros sonoros ao mesmo tempo: intensidade, frequência e tempo.
Com base nesse conhecimento, correlacione as informações abaixo:
I - Sonograma
II - Oscilograma
III - Espectograma
A - Representação gráfica de um som composto que oferece maior quantidade de informação ao mesmo tempo.
B - Representação analítica dos sons compostos, muito utilizada no âmbito técnico da comunicação audiovisual.
C - Instrumento gráfico fundamental para o estudo de qualquer som composto.
A opção que apresenta a correta correlação é:
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A onda de alta frequência gerada pelo transmissor é:
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