Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2330666 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

O texto “Ritos Corporais Entre os Nacirema” (MINER, 1973) é frequentemente utilizado no início da formação acadêmica de cientistas sociais. Leia atentamente o trecho a seguir: “A cultura Nacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um ‘habitat’ natural muito rico. Embora, nesta sociedade, a maior parte do tempo das pessoas seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção dos frutos destes trabalhos, e uma considerável parte do dia, são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do ‘ethos’ deste povo”. Sobre esse texto clássico, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Um dos principais objetivos do texto é causar o estranhamento no leitor, provocando reflexões sobre a construção da cultura ocidental.

II. O texto é uma boa ferramenta didática para trabalhar a diferença cultural, pois convida o leitor a praticar o exercício da alteridade, se colocando no lugar do Outro.

III. O conceito principal utilizado no texto é de cultura de consumo, com definição clara e foco especial na Indústria do Consumo Norte-Americana.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330665 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Os sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer foram expoentes na teoria crítica da “Escola de Frankfurt” de pesquisa social. A sua obra “Dialética do Esclarecimento” segue como referência importante nos estudos sobre os meios de comunicação e a questão ideológica. De acordo com a perspectiva dos autores, qual das alternativas abaixo melhor define a chamada “indústria cultural”?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330664 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Em “O efeito etnográfico”, Marilyn Strathern (2014) nos provoca a pensar modos de construir uma escrita que não encerre as potencialidades simbólicas e criativas dos interlocutores na pesquisa etnográfica. De tal modo, para que a construção dessa escrita-tradução faça jus às outras formas de conhecimento, o(a) antropólogo(a) deveria realizar o movimento de olhar, simultaneamente, suas próprias categorias analíticas, pois é por meio delas que se orienta tanto o trabalho de campo quanto a análise final do seu trabalho. Nesse sentido, a autora propõe uma expansão das metáforas analíticas do(a) etnógrafo(a) e, após adquirida essa extensão de categorias, que se faça o movimento de alternância entre suas perspectivas e as de seus interlocutores, naquilo que a autora denomina “momento etnográfico”. De acordo com a perspectiva da autora, esse movimento de alternância, durante o trabalho de campo e na escrita etnográfica, denomina-se como:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330663 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

O sociólogo alemão Max Weber foi um dos autores que se debruçou sobre a noção de “classes sociais”. Para ele, as “Classes”, os “grupos de status” e “partidos” consistiriam em fenômenos de distribuição do poder no interior de uma sociedade. De acordo com a abordagem do autor, analise as assertivas a seguir:

I. O proletariado deveria se unir, atuando como partido para a conquista do poder político, visando a superação de uma sociedade dividida em classes sociais.

II. As classes sociais representam apenas fundamentos possíveis de ação social, não se constituindo enquanto uma comunidade.

III. O autor define classe a partir de uma pluralidade de pessoas com oportunidades de vida análogas, geradas por algum componente causal semelhante.

IV. Max Weber formulou o conceito de habitus, o qual designa os signos de distinção simbólica que marcam os grupos de status no interior das classes sociais.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330662 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Leia o texto a seguir: “Somente depois de ter realizado este grau de é que o indivíduo se torna membro da sociedade. O processo ontogenético pelo qual isto se realiza é a socialização, que pode assim ser definida como a ampla e consistente introdução de um indivíduo no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor dela. A é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. A é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade” (BERGER; LUCKMANN, 2005).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330661 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) publicou a obra eletrônica gratuita “SBS Memória Retratos: sociólogos e sociólogas brasileiras” (LIMA & BOMENY, 2021), parte de um movimento das Ciências Sociais em destacar o legado de autores que marcaram a história da área no país. Em relação a alguns dos principais cientistas sociais brasileiros, é INCORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330660 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Leia o texto a seguir: “A interdisciplinaridade na Sociologia é constituinte de sua formação como disciplina acadêmica. Essa característica estimula a discussão sobre suas especificidades teórico-metodológicas, a formação de uma cultura disciplinar e ao debate corporativista sobre quais seriam as particularidades de seu campo de conhecimento. A ciência síntese, proposta por Comte, desde seu início, incorporou as contribuições das outras ciências humanas e mesmo das chamadas ciências duras. No Brasil, a Sociologia surge como sinônimo de ciências . Sociologia, conviveram em um mesmo campo, construindo espaços comuns de discussão ao mesmo tempo em que paralelamente fortaleciam-se as trajetórias disciplinares” (LIMA; CORTES, 2013).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330659 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Leia o texto a seguir: “Mais do que todos os outros especialistas, o sociólogo está exposto ao veredito ambíguo e ambivalente dos não especialistas que se sentem com a autoridade de dar crédito às análises propostas, com a condição de que estas despertem os pressupostos de sua sociologia espontânea, mas que são levados, por essa mesma razão, a contestar a validade de uma ciência que eles só aprovam na medida em que ela coincide com o bom-senso [...] Se, como afirma Bachelart, ‘todo químico deve combater em si o alquimista’, assim também todo sociólogo deve combater em si próprio o profeta social que, segundo as exigências de seu público, é obrigado a encarnar” (BOURDIEU et al., 2015). Em relação à perspectiva exposta por Bourdieu e outros na obra “Ofício de sociólogo”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os autores enfatizam a importância da ruptura com as pré-noções de senso comum e os riscos que a formação de uma sociologia espontânea trazem ao sociólogo.

( ) A obra sustenta a importância da neutralidade das técnicas, rejeitando o vínculo delas com teorias particulares ou pressupostos sobre o social.

( ) Os preceitos do método sociológico expressam um rigor que dispensa a necessidade de vigilância epistemológica.

( ) A familiaridade com o universo social pode constituir um obstáculo epistemológico ao sociólogo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330658 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Leia o texto a seguir: “Na virada do século, a sociologia não tinha uma lista de textos clássicos no sentido moderno. Escritores que expunham a nova ciência podiam comumente se referir a Comte como o inventor do termo, a Darwin como uma figura chave na teoria da evolução, e então a qualquer um de uma ampla extensão de nomes na paisagem de uma especulação evolutiva. Assim como testemunha a narrativa da disciplina na segunda edição do Dynamic Sociology (1897) de Lester Ward, posteriormente o presidente fundador da Sociedade Americana de Sociologia. No momento da primeira edição de 1883, Ward observou que o termo “sociologia” não estava em uso popular. Entretanto, na década seguinte, uma série de brilhantes contribuições científicas tinha estabelecido a sociologia como um conceito popular. Havia então revistas científicas, cursos universitários, sociedades; e a sociologia “lançou-se claramente como a principal ciência do século XX, assim como a biologia no século XIX”. Ward listou 37 notáveis contribuidores para a nova ciência. A lista incluía Durkheim e Tönnies, mas não Marx ou Weber” (CONNELL, 2012). De acordo com essa abordagem e o trecho destacado, analise as assertivas a seguir:

I. A autora considera que Marx e Weber foram injustiçados por não constarem na lista de notáveis contribuidores da sociologia.

II. A autora enfatiza os vínculos da biologia com a criação da sociologia, ressaltando o papel de Darwin como figura chave dessa trajetória evolutiva.

III. A autora critica o retrato convencional da criação da sociologia e questiona a influência de certos indivíduos nesse processo.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330657 Ano: 2022
Disciplina: Sociologia
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS
Provas:

Ao longo do século XX, determinados textos e autores foram alçados à posição de clássicos disciplinares na sociologia. Considerando as perspectivas teórico-metodológicas envolvidas nas abordagens, relacione a Coluna 1 (autor) com a Coluna 2 (citação textual).

Coluna 1

1. Émile Durkheim.

2. Karl Marx.

3. Max Weber.

Coluna 2

( ) “A ação social (incluindo omissão ou tolerância) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro [...] de modo algum a Sociologia tem que ver somente com a ‘ação social’, mas esta constitui (para o gênero de Sociologia de que aqui se trata) o fato central, o fato que, para ela, como ciência, é, por assim dizer, o elemento constitutivo”.

( ) “Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. [...] Estes fatos são, pois, o domínio próprio da Sociologia”.

( ) “[...] na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade [...] O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas