Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

3084028 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Biodiversidade é a variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies nos mais variados biomas do nosso planeta. O termo biodiversidade é amplamente conhecido e divulgado, principalmente quando o assunto é preservação ambiental.
Com relação à preservação e conservação da biodiversidade analise as afirmativas a seguir:

I. A biodiversidade garante a vida. A produtividade dos ecossistemas, a manutenção de ciclos como das águas e de nutrientes, bem como locais de refúgio de inimigos naturais de muitos insetos ou polinizadores se encontram em habitats preservados.
II. A manutenção de refúgios para a biodiversidade é a melhor opção para auxiliar o combate à perda da biodiversidade. Dessa forma, a proteção de áreas de preservação permanente ao longo de cursos d'água e a reserva legal em propriedades contribuem para a manutenção da biodiversidade.
III. A perda da biodiversidade vem ocorrendo rapidamente. Estima-se que essa perda seja mil vezes superior à taxa natural. Ações como fragmentação de hábitats e destruição deles têm causado o declínio de várias espécies, colocando-as em risco de extinção.

Assinale
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084027 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
A contenção de pequenos animais por meio de fármacos faz-se, muitas vezes, necessária a fim de possibilitar o exame clínico bem feito e seguro, por parte do profissional que o executa. Além dos fatores inerentes ao indivíduo, como: raça, temperamento, estado físico, entre outros, não podem ser esquecidos os estímulos externos que perturbam a tranquilidade do animal. Considerando sempre o bem estar do animal, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde a um procedimento adequado de contenção química.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084026 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
O conceito de manejo é definido de acordo com a influência humana em um sistema ecológico. O controle da fauna silvestre pode evitar ou mitigar a perda de biodiversidade. Nesse contexto, o manejo de fauna silvestre é, portanto, um conjunto de técnicas que permite o aproveitamento, de forma sustentável, e a conservação dos animais silvestres. O manejo de fauna e flora silvestre in situ corresponde a atividades de conservação dos ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e a recuperação de populações viáveis de espécies em seus ambientes naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos ambientes onde elas se adaptaram. Por outro lado, o manejo ex situ referese à conservação dos componentes da diversidade biológica fora de seus habitats naturais.
Considerando os tipos de manejo de fauna e flora silvestre in situ e ex situ, assinale a alternativa em que a estrutura de conservação não pode ser classificada como uma coleção de organismos silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084025 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Os estômatos são estruturas observadas na epiderme das plantas que garantem a realização de trocas gasosas entre o vegetal e a atmosfera. A figura a seguir mostra as principais partes de um estômato.



Enunciado 3357100-1



Os estômatos controlam, principalmente, a entrada de gás carbônico e a saída de água na planta pelo processo de transpiração, exercendo, portanto, papel primordial na taxa de fotossíntese e no estado hídrico do vegetal. Considerando a estrutura dos estômatos e o papel que eles desempenham na fisiologia das plantas, analise as afirmativas abaixo:

I. Os estômatos são encontrados em toda a extensão do corpo do vegetal. Estão presentes tanto nas partes verdes aéreas da planta, particularmente nas folhas, onde podem se situar em uma ou em ambas as epidermes, mais frequentemente na epiderme inferior, como também podem ser observados nas raízes ou em áreas não clorofiladas da planta.
II. A abertura e o fechamento dos estômatos ocorrem devido a variações na turgescência das células- guardas. A abertura ocorre quando solutos se acumulam no interior dessas células, levando a um movimento osmótico de água para o interior das células-guardas. Quando a célula fica túrgida, a parede anticlinal afastada da fenda estomática dilata-se em direção à célula anexa, e a parede anticlinal que delimita a fenda se retrai, promovendo a abertura da fenda estomática.
III. Dentre os fatores que influenciam a abertura e o fechamento dos estômatos, podemos citar a luz, a redução dos níveis de gás carbônico e diferentes tipos de estresse ambiental, como: seca, vento e temperatura elevada, estão relacionados com o fechamento dos estômatos durante o dia.

Assinale
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084024 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
A taxonomia é uma área da biologia que tem como objetivo classificar e agrupar os seres vivos em categorias de acordo com suas características e relações evolutivas. As relações filogenéticas entre os seres vivos, entretanto, são representadas na forma de cladograma, como ilustrado na figura a seguir:


Enunciado 3357099-1


Um cladograma é uma figura formada por traços, que representam as linhagens evolutivas, e nós ou bifurcações que representam um evento de cladogênese e indicam o último ancestral comum entre as linhagens que se separaram. Quando analisamos mais de um táxon ao mesmo tempo, podemos classificar o grupo analisado de três maneiras diferentes: polifilético, quando observamos grupos terminais não próximos sem incluir seus ancestrais em comum; parafilético, quando observamos um grupo sem incluir todos os descendentes do ancestral em comum; e monofilético, quando observamos táxons que apresentam um mesmo ancestral em comum. Assim, considerando essas informações, assinale a alternativa que identifica de forma correta os cladogramas representados na figura.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084023 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
As relações ecológicas são um conjunto de interações entre espécies e entre o próprio ecossistema, que estabelecem condições dos seres vivos obterem alimento, água, abrigo, reprodução e luz. Sendo assim, elas permitem a manutenção do equilíbrio do meio e a troca de energia entre as espécies. A charge a seguir mostra um tipo de relação ecológica harmônica interespecífica em que as duas espécies associadas são beneficiadas. Essa interação ocorre ao acaso, não sendo, portanto, uma interação obrigatória para a sobrevivência dos organismos envolvidos.


Enunciado 3357093-1


A relação ecológica supracitada e mostrada na figura é conhecida como
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084022 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
A figura abaixo caracteriza uma cadeia alimentar e o fluxo de energia que atravessa seus níveis tróficos.



Enunciado 3357092-1



Considerando o que mostra a figura e fundamentado nos princípios ecológicos pertinentes às cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084021 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
O ciclo do carbono retrata o fluxo contínuo de carbono entre reservatórios de carbono orgânico e inorgânico, ou áreas da Terra onde grandes quantidades desses carbonos são armazenadas, como descrito na figura abaixo.



Enunciado 3357088-1



Considerando os eventos que ocorrem no ciclo do carbono e de acordo com o que é mostrado nessa figura, analise as sentenças a seguir:

I. O ciclo biológico do carbono ocorre por meio de processos biológicos e o fluxo de carbono entre a atmosfera e os ecossistemas da Terra se processa de forma relativamente rápida. A matéria orgânica que não é decomposta imediatamente se acumula e é enterrada. Com tempo e pressão suficientes, essa matéria se transforma em depósitos de combustível fóssil e rochas. Assim, o fluxo de carbono torna-se muito mais lento entre os reservatórios de carbono não vivos da Terra e o ciclo do carbono passa a ocorre por meio de processos geológicos que é conhecido como ciclo geológico do carbono.

II. O carbono é introduzido nas redes tróficas por meio dos organismos fotossintéticos, que convertem o CO2 gasoso da atmosfera em biomassa. À medida que os organismos realizam a respiração celular, eles rompem e reformam as ligações moleculares, produzindo energia utilizável e devolvendo o CO2 à atmosfera. A decomposição de organismos mortos e outras matérias orgânicas não vivas também retornam o CO2 para a atmosfera.

III. Os organismos fotossintéticos e os oceanos absorvem muito do CO2 e, por isso, eles conseguem acompanhar o seu ritmo de emissão por todo o planeta. Como resultado, o carbono está entrando na atmosfera de maneira equilibrada ao que pode retornar aos reservatórios de armazenamento. Com isso, a taxa total de CO2 atmosférico tem se mantido constante na Terra ao longo de tantos anos.

Assinale
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084020 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em diversidade e produtividade e um dos mais ameaçados do planeta. Esse Bioma abrange a totalidade da área do Estado do Espírito Santo. Entretanto, somente 8,85% do território desse estado brasileiro remanesce da cobertura vegetal original e tem provocado risco de extinção de muitas espécies, antes mesmo destas serem identificadas. Segundo IBGE (2004), a Mata Atlântica no Estado caracteriza-se por
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3084019 Ano: 2024
Disciplina: Biologia
Banca: Instituto Access
Orgão: Pref. Domingo Martins-ES
Provas:
Animais sinantrópicos são aqueles que convivem com o ser humano de forma indesejada e são considerados pragas, quando sua população aumenta causando incômodo ou agravo à saúde. O crescimento desordenado das cidades, a invasão de áreas verdes e a conurbação, são as causas principais que favorecem esses animais se adaptem a viver na zona urbana e gerar incômodo riscos à saúde pública.
Roedores urbanos de importância em saúde pública são: o Rattus norvegicus, a ratazana; Rattus rattus, o rato de telhado, e o Mus musculus, o camundongo. Esses animais podem transmitir várias doenças, como: leptospirose, salmonelose, peste bubônica entre outras. Por isso, uma das medidas de controle eficaz para evitar a proliferação desses indivíduos é a antirratização
Neste contexto, dentre as afirmativas apresentadas abaixo, assinale a alternativa que não corresponde a uma medida de antirratização.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas