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“O fato mais marcante da vida humana é que temos valores. Pensamos em modos pelos quais as coisas poderiam ser melhores e mais perfeitas e, portanto, diferentes do que são e também em modos como nós mesmos poderíamos ser melhores, e, portanto, diferentes do que somos. Por que é assim? De onde tiramos estas ideias que vão além do mundo que experimentamos e parecem colocá-lo em questão, julgando-o, dizendo que ele não é satisfatório, que ele não é o que deveria ser? Claramente não as tiramos da experiência, pelo menos não de uma maneira simples. E é intrigante também que estas ideias de um mundo diferente do nosso nos conclamam, dizendo-nos como as coisas deveriam ser e que nós deveríamos tornálas assim”. (Christine KORSGAARD. The Sources of normativity. Cambridge University Press, 1996, p.1. - Tradução de Telma Birchal).
Tomando o texto como referência destaque a atuação do professor ao tratar do assunto com seus alunos.
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A questão do “ser e dever ser” (ou, em outras palavras, dos fatos e valores) é central na ética, podendo ser expressa de muitas maneiras e através de diferentes vocabulários. Desde os gregos se distinguia o domínio da “natureza” do domínio do “ethos” (costumes e leis), sendo o primeiro objeto da contemplação e o segundo objeto da ação humana. Muita coisa mudou dos gregos até nós, principalmente a imagem da natureza, que se tornou também objeto da ciência.
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
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Todos sabem que a ciência é recente. A ciência, tal como é por nós hoje entendida, data do séc. XVII. Partilhamos ainda hoje do ideal de ciência da modernidade. Copérnico, Kepler, Bacon, Galileu, Newton são considerados por nós pais fundadores. Enfim, a ciência tem no máximo 400 anos. É de interesse de todos nós.
Assinale a alternativa correta.
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Assinale a alternativa correta sobre o argumento causal. Esse argumento principal a favor do monismo, pode ser sintetizado como se segue.
I. Há um nexo causal entre um acontecimento mental particular M, por exemplo, o prazer que um sujeito sente ao saborear uma barra de chocolate, e um processo cerebral C, por exemplo, uma ativação mensurável de zona específica do cérebro.
II. Pesquisas neurocientíficas em pacientes com lesões cerebrais comprovam que se a zona do cérebro em que ocorre o processo C é afetada, o acontecimento M não mais se manifesta.
III. Logo, os acontecimentos M são redutíveis a C e a mente não é uma entidade independente do cérebro.
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O argumento causal defendido na questão anterior, é respaldado por pesquisas científicas bem sucedidas que fizeram corresponder a cada região do nosso cérebro uma determinada experiência consciente.
Analise as afirmativas, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Como no caso da experiência visual que ocorre quando células cerebrais próximas à nuca são estimuladas, ou da experiência de saborear um chocolate que acontece como uma alteração física numa determinada região cerebral transmitida pelos nervos que ligam as papilas gustativas ao cérebro.
( ) Assim, o argumento causal pode ser complementado pelo argumento cientificista, na medida em que tudo o que pode ser dito objetivamente sobre nossos estados conscientes é assunto apenas da ciência.
( ) A nossa ignorância atual em relação à complexidade do cérebro e de suas relações com os estados mentais não é suficiente para refutar o fisicalismo, pois pode-se sempre apelar para o progresso científico que nos faz crer que no futuro os mistérios atuais serão resolvidos.
A sequência correta das afirmativas é.
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Compreender um fenômeno qualquer é apresentar a rede causal a que ele pertence, o determinismo que o sustenta. Falamos frequentemente de um mecanismo de sublimação, da lógica dos acontecimentos, etc. Muitas das explicações corriqueiras a propósito das relações humanas e sociais nutrem-se da suposição da existência de determinismos tanto naturais quanto psíquicos e sociais.
Marque a alternativa correta tomando como base o texto acima.
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Sobre o argumento a favor do monismo fisicalista analise as afirmativas e marque a alternativa correta.
I. Um dos argumentos principais a favor do fisicalismo refere-se à conexão causal entre estados cerebrais e estados mentais.
II. Esse nexo causal é empiricamente verificável quando se evidencia que a eliminação ou alteração de uma etapa, sequer na sequência de transmissão dos impulsos nervosos, é suficiente para modificar o estado mental.
III. Isso leva à consideração de que tudo o que acontece na nossa consciência depende do que acontece no nosso corpo. O estado consciente seria assim o resultado de uma, certa configuração cerebral.
IV. A dor que sentimos, por exemplo, no dedo do pé quando topamos numa pedra, se reduz, em última instância, às alterações químicas e elétricas nas células nervosas que compõem o nosso cérebro, estimuladas pelos impulsos transmitidos pelos nervos do nosso pé ao cérebro.
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Em contraposição às concepções dualistas, as soluções monistas para o problema mente-corpo não estabelecem nenhuma distinção fundamental entre alma e corpo ou entre mente e cérebro.
Marque a alternativa incorreta sobre as duas concepções.
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Os livros didáticos dedicados ao ensino de ciências, tanto do nível fundamental quanto do médio, são os principais veículos de uma concepção positivista, que credita ao método indutivo a razão do sucesso da ciência. A adequação dessa perspectiva metodológica ao que se passa efetivamente na prática das diversas ciências será o objetivo do estudo deste tópico.
Assinale a alternativa correta sobre o papel do professor neste assunto.
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A crença de que a ciência é a única forma válida de conhecimento, cuja legitimidade se baseia na obediência estrita aos preceitos do chamado “método científico” ou método indutivo, é compartilhada de maneira ingênua por uma ampla maioria de pessoas.
Marque a alternativa correta sobre o assunto.
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