Foram encontradas 60 questões.
O aluno deve saber identificar e elaborar danças em que a sequência gestual e de movimentos esteja estruturada. Sobre o ensino dos elementos da dança, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
Provas
Em relação ao ensino dos movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas, segundo a óptica do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Provas
Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto.
II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas.
III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc.
Estão corretas as afirmativas:
Provas
O aluno, ao tomar conhecimento do mundo musical, em seus aspectos históricos, sociais e étnicos, terá a oportunidade de conhecer a produção musical do ser humano em várias épocas e estilos. Sobre o estudo da música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos segundo o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. É importante que o professor foque o ensino apenas na sua experiência musical, levando os alunos a estilos clássicos musicais.
II. O professor deve ter conhecimentos gerais em música e relacionar esse repertório a seus respectivos contextos sociais.
III. Uma das formas de ensinar é relacionar as músicas ao meio social em que são produzidas, estabelecendo uma relação crítica com a música produzida para o consumo em massa.
Estão corretas as afirmativas:
Provas
O ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas faz parte do ensino do Eixo Temático III – Conhecimento e Expressão em Música. Sobre esse tema, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O aluno deve ser capaz apenas de identificar e não de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
( ) O aluno deve saber identificar sons em diferentes fontes sonoras (sopro, cordas, percutido, eletrônicos) observando altura, intensidade, timbre e durações.
( ) O professor deverá saber noções de acústica e sobre as várias formas de produção de som.
( ) O professor não deverá despertar a consciência do excesso de barulho para que haja momentos de silêncio como forma de limpeza dos ouvidos.
( ) O aluno precisa conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Provas
Atentar para a produção sonora, reconhecendo e construindo diversas fontes sonoras, possibilita ao aluno familiarizar-se com um rico universo de sons que estimulará sua curiosidade e ampliará suas referências no que tange à utilização dessas fontes sonoras como instrumentos para a prática musical. Sobre o ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas de acordo com a proposta curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Provas
O ensino da improvisação coreográfica é importante, pois coloca o aluno frente à situação de descobrir/ desenvolver suas próprias potencialidades na criação e execução de movimentos. Sobre o ensino da improvisação coreográfica na visão do Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A improvisação favorece a criatividade e a desenvoltura física do aluno no momento específico da condição do ato de improvisar. Sem deixar de lado a possibilidade de ir além do que já possui, quanto às suas habilidades, ele pode sentir-se mais seguro na realização de algo que domine por ser feito com base em suas possibilidades.
II. O aluno não deve ser estimulado a usar seu repertório prévio: deve-se sempre evitar o uso da herança cultural geral.
III. É importante que o professor esteja atento à inibição natural de alguns alunos, uma vez que estão expondo seu próprio corpo à observação de todos (professor e colegas), pois vencer a barreira não é tão simples como, a princípio, possa parecer.
Estão corretas as afirmativas:
Provas
O estudo dos movimentos artísticos em dança em diferentes épocas e diferentes culturas está previsto no Eixo Temático II da Proposta Curricular. Sobre ensino desse tópico, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O estudo das diferentes danças executadas em diferentes épocas mostra-nos a evolução dos hábitos e costumes dos povos, fala-nos de sua origem social e como cada classe dela se apropriou para seus rituais dentro da comunidade.
( ) O ensino inicial pode partir das informações trazidas pelos alunos e do conhecimento prático das danças que eles já possuam, procurando saber sobre suas origens, o entendimento que os mesmos tenham dessas danças, independente dos estilos apresentados.
( ) Dentro de uma visão generalista, é fundamental que se tenha uma noção do percurso histórico da dança no mundo ocidental, o que já comporta um volume imenso de conteúdos.
( ) O aluno deverá reconhecer os diferentes estilos de dança relativos a determinadas épocas históricas, as transformações sofridas ao longo do tempo devidas aos diversos contextos em que foram executadas e como chegaram até os dias de hoje.
( ) Nesse reconhecimento, não é importante saber identificar as obras pelos seus nomes, seus coreógrafos e músicas coreografadas, mas sim os diferentes estilos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Provas
Embora seja um expressivo elemento da cultura de inúmeros povos e, destacadamente no Brasil, praticada pela grande maioria de sua população de maneira formal e informal, a dança enquanto expressão artística restringe-se ainda a um público formado por bailarinos e “amantes da dança”, sendo pouco conhecida e apreciada pela grande maioria da população brasileira. Sobre o ensino do Eixo Temático II Conhecimento e Expressão em Dança posicionamentos enunciativos do texto, assinale a alternativa incorreta.
Provas
As imagens apresentadas numa obra artística, ou mesmo em um anúncio publicitário, certamente são elaboradas a partir da combinação de alguns elementos que faz constituir uma substância básica daquilo que vemos. A respeito do ensino das relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, assinale a alternativa correta.
Provas
Caderno Container