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Enquanto Freud crê na universalidade e na primazia do instinto sexual, Adler crê na universalidade e na primazia da
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Desde a constituição, mesmo incompleta, do superego, assiste-se, dentro do indivíduo, a uma luta entre as forças do inconsciente, representadas pelas necessidades e pelas idéias, e as do superego, que representam exigências sociais externas. O superego detém, no nascedouro, a idéia inaceitável no plano social e, assim, a impede de passar para o nível consciente e de traduzir-se em ato. Deve-se acentuar que essa luta se passa integralmente ao nível do inconsciente e que o sujeito não tem conhecimento algum a seu respeito. Essa ação de repelir uma idéia indesejável é chamada de
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Alguns neofreudianos contribuíram com outros pontos de vista a respeito do superego. Fromm, entre outros, distingue duas instâncias na função do superego, as quais denomina consciência autoritária e consciência humanitária. A consciência humanitária é
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A peculiaridade da posição de Freud decorre do fato de que ele parecia acreditar que o determinismo pode ser abolido se os impulsos puderem ser colocados sob a influência do processo secundário. Desta maneira, o paciente realiza o controle do eu, em vez do controle do
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Jung considerava a libido uma energia
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Freud utilizou a expressão determinismo psíquico para refutar as teorias psicológicas de faculdades e tipos, que sustentavam o caráter genérico, na espécie, das características e traços predominantes do comportamento. Freud assinalou que o comportamento humano é uma função de motivações
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Freud denominou de Metapsicologia o seu sistema − não inteiramente formulado − de investigação de todo o processo psíquico sobre três aspectos: dinâmico, topográfico e
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O ego vincula a energia às expressões psíquicas de objetos externos, cuja vinculação é denominada
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Freud concluiu que os instintos ativos em todo o aparelho psíquico podiam ser divididos em dois grupos: os instintos de
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Freud, o primeiro em assinalar a existência de um "ego", encara essa instância como o resultado de um processo repetido de transformações das tendências inconscientes mais superficiais, em contato com a realidade exterior, e graças à intervenção da percepção
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