Foram encontradas 120 questões.
- Expressão e RepresentaçãoSignos
- História da Arte e ArquiteturaEstilos Arquitetônicos
- ProjetosAnálise Projetual
![Enunciado 3176843-1](/images/concursos/e/b/3/eb3522cb-6de8-4c56-2ddc-d1758967caaa.png)
Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens que se seguem relacionados à teoria e à história da arquitetura.
![Enunciado 3176843-2](/images/concursos/b/e/0/be0d8cb5-c196-66d7-450b-eecf4adad5d0.png)
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[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
A diferença entre a arquitetura brasileira e a de outros países é que, na brasileira, os arquitetos comprometidos com a valorização e com a preservação do patrimônio histórico material não fizeram uma arquitetura moderna como a de alhures.Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
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[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Ser moderno é desconsiderar a arquitetura histórica, que remete a cânones já ultrapassados pelo tempo.Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
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[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Os arquitetos modernos, coerentes com o seu tempo, projetaram os olhos sobre o futuro, sem descartarem as lições do passado.Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
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- Legislação e NormasLegislação e Normas sobre Patrimônio Arquitetônico e Cultural
- Patrimônio Ambiental, Cultural e Arquitetônico
Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização.
N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
<www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br>.
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
Ao impedir reformas e reutilizações de determinado imóvel particular, o tombamento compulsório vai de encontro às leis que regulamentam o estatuto da propriedade privada no Brasil.N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
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- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoConservação e Restauração
- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoIntervenções Contemporâneas
Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização.
N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
<www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br>.
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
A restauração visa garantir a permanência de um testemunho físico e real, de épocas passadas para gerações futuras, enquanto a reforma consiste na transformação do objeto para adequá-lo às novas necessidades.N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
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Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.
De acordo com a NBR 8.403/1984, a representação abaixo está correta. ![Enunciado 3176828-1](/images/concursos/d/2/7/d276f2d9-bd90-546d-836f-37f1e1cdabd9.png)
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Com relação às projeções geométricas e à perspectiva, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a lógica do rebatimento, ilustrada na figura abaixo, a vista F está correta. ![Enunciado 3176826-1](/images/concursos/4/3/9/4393c23e-d47a-2a4e-18fc-71e2db6c4b51.png)
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Com relação às projeções geométricas e à perspectiva, julgue os itens que se seguem.
Considerando que as figuras abaixo são projeções de uma pequena casa e os cortes são representações de vistas ortográficas que secionam espaços arquitetônicos, a representação do corte AA’ está correta. ![Enunciado 3176822-1](/images/concursos/9/9/1/991b0e83-d6a1-0f3d-fe8f-9b2196da29ed.png)
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Com relação às projeções geométricas e à perspectiva, julgue os itens que se seguem.
Sabendo-se que, em uma perspectiva, a linha do horizonte (LH) é a linha imaginária que determina a altura dos olhos de um observador fixo, então está correta a linha do horizonte representada na figura abaixo. ![Enunciado 3176821-1](/images/concursos/a/e/b/aeb06332-ca50-f31d-8add-20e0e1a7656a.png)
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