Foram encontradas 60 questões.
Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Analise a seguinte tabela verdade para uma função lógica F, em que o símbolo X na tabela representa o don’t care:
A | B | C | D | F |
0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
0 | 0 | 0 | 1 | X |
0 | 0 | 1 | 0 | X |
0 | 0 | 1 | 1 | 0 |
0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
0 | 1 | 0 | 1 | 0 |
0 | 1 | 1 | 0 | 1 |
0 | 1 | 1 | 1 | X |
1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
1 | 0 | 0 | 1 | X |
1 | 0 | 1 | 0 | X |
1 | 0 | 1 | 1 | X |
1 | 1 | 0 | 0 | 0 |
1 | 1 | 0 | 1 | 1 |
1 | 1 | 1 | 0 | 0 |
1 | 1 | 1 | 1 | 0 |
Considere que o símbolo “!” representa negação, “*” representa a operação lógica “e” e “+” representa a operação lógica “ou”. Sendo assim, qual é a expressão mínima que implementa F em uma soma de produtos?
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Assinale a alternativa que melhor descreve a técnica de stalling para resolução de hazards em um microprocessador com pipeline.
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Considere um computador com uma organização de memória em dois níveis: a memória principal e uma memória cache. A tabela a seguir mostra o tempo de acesso e a taxa de acerto, ambos os valores observados durante a execução de um programa.
Nível de memória | Tempo de acesso (em ciclos) | Taxa de erro |
Memória principal | 100 | 0% |
Memória cache | 5 | 20% |
Sendo assim, qual o tempo médio de acesso à memória, em ciclos?
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Considere o esquemático abaixo, representando um circuito implementado com lógica complementar CMOS. Os dois transistores nMOS explícitos representam a rede pull-down. Supondo que a rede pull-up está implementada corretamente, qual a função lógica implementada por este circuito?
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Analise as assertivas abaixo sobre circuitos combinacionais:
I. A diferença entre o full adder e o half adder é que o half adder não produz o sinal de carry de saída, enquanto o full adder produz.
II. O flip-flop é um tipo de circuito combinacional, já que pode ser implementado usando apenas portas lógicas NAND.
III. O somador ripple carry adder faz a soma em paralelo, usando um circuito para prever o carry do estágio anterior.
Quais estão INCORRETAS?
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Analise as assertivas abaixo sobre flip-flops:
I. O flip-flop é sensível a um dos níveis do sinal de clock, 1 ou 0 dependendo da implementação.
II. O intervalo chamado de setup time representa quanto tempo após a borda do clock que o flip-flop precisa para estabilizar o valor memorizado.
III. Em flip-flops convencionais, os sinais de set e reset precisam ser síncronos.
Quais estão INCORRETAS?
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Uma máquina em que bytes apenas são armazenados em ordem crescente na memória, sendo que o byte menos significativo é armazenado primeiro, ocupando endereços de memória menores, seguido do byte mais significativo, é chamada de:
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Disciplina: TI - Organização e Arquitetura dos Computadores
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Analise as assertivas abaixo sobre organização de memória e assinale a alternativa correta.
I. No nível mais alto de hierarquia de memória (mais perto do processador), estão os registradores do processador. Em seguida, vêm um ou mais níveis de memória cache.
II. Quanto mais baixo o nível de hierarquia de memória (quanto mais longe do processador), menor é o custo por bit, maior é a capacidade e mais lento é o tempo de acesso ao dispositivo de memória.
III. Write-through e write-back são tipos de política de escrita na memória cache.
IV. A memória cache tem tempo de acesso mais rápido que a memória principal. Por isso, a memória principal, na hierarquia de memória, fica entre o processador e a memória cache.
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Considerando o contexto de padrões de projeto em engenharia de software, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Singleton.
2. Protótipo.
3. Adaptador.
4. Decorador.
Coluna 2
( ) Permite a adição de responsabilidades a um objeto dinamicamente.
( ) Define uma instância de uma classe a partir da qual outros objetos são criados.
( ) Garante que uma classe tenha exatamente uma instância, acessada globalmente.
( ) Converte a interface de uma classe em outra.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de metodologia de desenvolvimento ágil.
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