Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2579248 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

No Brasil, mais de 35 milhões de habitantes não têm acesso a água potável e outros 100 milhões não possuem o serviço de rede de coleta e tratamento de esgoto em suas moradias (PLADEVALL, 2019).

Fonte: PLADEVALL, Luiz. Covid-19 e o novo cenário do saneamento. Saneamento ambiental. 12/05/2020. Disponível em

https://www.sambiental.com.br/ noticias/covid-19-e-o-novo-cen%C3%A1rio-do-saneamento. Acesso em: 11/01/2022.

Essa situação pode colaborar para o aumento da disseminação de doenças relacionadas à veiculação hídrica, como cólera, giardíase, gastroenterite e febre tifoide, causadas respectivamente por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579247 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Eletricidade das bactérias

Uma combinação de bactérias, luz solar e água de esgoto pode levar a um sistema autossustentável para geração de hidrogênio, gás considerado um recurso futuro para produção de energia elétrica em geradores estacionários ou veículos. Um dispositivo capaz de produzir esse combustível que só gera vapor de água como resíduo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC), do Laboratório Nacional Lawrence Livermore e da Universidade Estadual de Virgínia (Virginia Tech).

Ele é composto por uma célula a combustível microbial (MFC em inglês) que produz eletricidade com bactérias encontradas em águas de esgoto. Na MFC, as bactérias degradam a matéria orgânica da água residual e geram eletricidade através das membranas celulares. Os elétrons gerados são agregados à eletricidade obtida de um painel solar fotoeletroquímico para quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, no processo chamado de eletrólise. A vantagem do novo sistema é não utilizar energia de outras fontes para produzir hidrogênio, além de atender à necessidade de tratamento de águas residuais.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/eletricidade-das-

bacterias/. Acesso em 10 de fvereiro de 2022.

De acordo com o texto, a utilização das bactérias para degradar a matéria orgânica da água residual e gerar eletricidade pode ser denominada:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579246 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Maior cajueiro do mundo, no RN, abriga o menor lagarto das Américas

Foi encontrado, recentemente, no Cajueiro de Pirangi, na Grande Natal, o menor lagarto das Américas: o lagarto-de-folhiço (Coleodactylus natalensis Freire). O réptil mede aproximadamente 22 centímetros de comprimento e foi avistado por funcionários que faziam a manutenção rotineira de limpeza e poda do cajueiro. O animal, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção, foi descoberto no Parque das Dunas pela professora Eliza Maria Xavier Freire, em 1999, durante pesquisa acadêmica na unidade de conservação.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o lagarto é endêmico de remanescente de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, e é somente encontrado no estado potiguar. O animal vive entre o folhiço, que constitui a serrapilheira do substrato da mata.

Disponível em:https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2019/11/12/maior- cajueiro-do-

mundo- no-rn-abriga-o-menor-lagarto-das-americas.ghtml. Acesso em 10 de fvereiro de 2022.

Considerando o nome científico do lagarto-de-folhiço mencionado no texto, marque a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579245 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Livro discute caminhos para a governança ambiental

a partir da experiência de Paranapiacaba

A Vila de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, se destaca dentro da região macrometropolitana de São Paulo como um território ímpar por sua história, relevância patrimonial, ambiental e por preservar importante remanescente da Mata Atlântica, que fornece uma série de serviços ecossistêmicos à sociedade, especialmente a provisão de recursos hídricos. Diante da possibilidade de implantação de um empreendimento logístico de grande porte nos arredores dessa área, refletir sobre o impacto socioambiental da intervenção em diferentes escalas requer um olhar crítico, que contemple e alie saberes técnicos e populares no entendimento do problema e, sobretudo, que contribua para construção de um processo de aprendizagem social, governança e efetivação de políticas públicas verdadeiramente emanadas do território. Nesse sentido, qualificar o planejamento territorial de modo que possibilite a participação social e atenda às necessidades e olhares dos diversos atores, evitando que a lógica desenvolvimentista se sobressaia à sustentabilidade, é um grande desafio da contemporaneidade.

Disponível em:https://ods.fapesp.br/livro-discute-caminhos-para-a-governanca- ambiental

-a-partir-da-experiencia-de-paranapiacaba/7403. Acesso em 10 de fvereiro de 2022.

Levando em consideração os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é CORRETO afirmar que o texto está em consonância com o:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579244 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Ao realizar uma aula prática no laboratório de microscopia, um professor de biologia examinou uma lâmina histopatológica proveniente de biópsia de indivíduo com doença celíaca (DC). Ao final da aula, foi solicitado a um dos estudantes que realizasse um resumo do que havia sido exposto na aula.

Analise as afirmativas do estudante abaixo:

I - A doença celíaca é uma forma crônica de enteropatia de mecanismo imunológico que afeta o intestino delgado de crianças e adultos geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos contendo glúten.

II - No microscópio óptico, os achados histológicos mais característicos de indivíduos com doença celíaca que estão recebendo uma dieta contendo glúten são vilosidades atrofiadas, hiperplasia das criptas, infiltração intraepitelial de linfócitos e destruição do revestimento epitelial superficial.

III - A atrofia das vilosidades intestinais em indivíduos com DC resulta em má absorção intestinal e suas manifestações clínicas.

IV - Os pacientes com DC não devem consumir produtos contendo trigo, centeio ou cevada.

Assinale a alternativa referente às afirmações CORRETAS do estudante.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579243 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros lançaram a primeira estratégia global para combater a meningite – uma doença debilitante que mata centenas de milhares de pessoas a cada ano. Até 2030, a estimativa é que a estratégia possa salvar mais de 200 mil vidas anualmente e reduzir significativamente as incapacidades causadas pela doença.

Disponível em:https://www.paho.org/pt/noticias/28-9-2021-oms-e-parceiros-pedem-acao-

urgente-contra-meningite (Adaptado). Acesso em 10 de fvereiro de 2022.

Com relação às meningites, é INCORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579242 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

A leishmaniose é um grupo de doenças infecciosas causadas por protozoários do gênero Leishmania que afeta humanos e animais. Um dos tipos mais graves é a leishmaniose visceral (LV), provocada – entre outras espécies – pela Leishmania infantum.

Disponível em:https://agencia.fapesp.br/estudo-comprova-relevancia-do-cao-domestico-na- manutencao-

de-focos-transmissores-de-leishmaniose-visceral/ 37472/. Acesso em 10 de fvereiro de 2022.

Acerca da leishmaniose, é CORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579241 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

O Museu de História Natural de Paris (PC) é um centro de referência em coleções botânicas, pois lá trabalharam alguns dos especialistas mais importantes dos séculos XIX e XX. No herbário do museu, podemos encontrar exsicatas de amostras coletadas no estado do Rio de Janeiro entre 1867-1889, o que torna essas coleções de um valor inestimável tanto para a briologia no país, quanto para a Mata Atlântica do estado. No total foram trabalhadas 942 amostras (596 de musgos, 344 de hepáticas e 2 de antóceros), representando 216 espécies (110 de musgos, 104 de hepáticas e 2 de antóceros), e 68 tipos. Foram realizadas 3.527 fotos (1.291 de musgos e 2.236 de hepáticas). Toda a informação será disponibilizada, em breve, através de publicações e da internet, tanto pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro quanto pelo Museu de História Natural de Paris.

Disponível em: http://inct.florabrasil.net/csf-denise-jbrj/(Adaptado).

Acesso em 10 de fevereiro de 2022.

De acordo com o texto, as amostras coletadas pertencem a qual grupo de plantas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579240 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Caenorhabditis elegans é um organismo-modelo muito utilizado em experimentos genéticos para a compreensão de questões relacionadas à biologia do desenvolvimento e neurobiologia. É um pequeno nematódeo encontrado em todo o mundo. As larvas recém-nascidas têm 0,25 milímetros de comprimento e os adultos podem chegar até 1 milímetro de comprimento.

De forma geral, é CORRETO afirmar que o nematódeo C. elegans:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579239 Ano: 2021
Disciplina: Biologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos de sífilis no Brasil aumentou 16 vezes em 11 anos. Cerca de 64.300 casos de sífilis adquirida foram registrados no Brasil somente no primeiro semestre de 2021.

Com relação a essa infecção sexualmente transmissível, assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas