Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2210623 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

Observe com atenção a charge a seguir:

Há uma forte crítica empenhada nesta charge criada pela Laerte.

Enunciado 2955699-1

(Fonte: Laerte. Disponível em: Acervo • Laerte

A alternativa que representa essa crítica tem a ver com:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210622 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

MTST ocupa prédio na Praça da Independência, no Centro
do Recife

O prédio de número 91 da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, se tornou local de protestos desde a madrugada desta terça-feira (19). Manifestantes do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o local, numa ação de luta pelo direito à moradia das mulheres do estado. (...) O grupo de manifestantes, que é formado majoritariamente por mulheres, chegou no local por volta das 23h da segunda-feira e dividiu as famílias no espaço. Uma corrente grossa foi colocada na porta para não permitir a entrada de outras pessoas. O MTST afirma contar com cerca de 300 mulheres e crianças na manifestação. De acordo com o movimento, o objetivo é criar um meio de comunicação com a prefeitura e o governo do estado para que o edifício seja destinado a moradias populares e ganhe uma nova utilidade.

(Fonte: G1 PE, 2018. Disponível em:

A reportagem destaca uma forma de organização social que ocorre nas metrópoles brasileiras. O objetivo final justificado pelos movimentos urbanos de moradia é o de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210621 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

A História do Brasil é marcada pela disputa e pelos conflitos no campo desde sua fundação. A luta por territórios é um dos principais motores que permitiram a fundação do país e, até hoje, embates refletem em povos e comunidades. Em agosto e setembro de 2021, um desses embates se intensificou nas mídias do país e diversos atos de rua liderados por povos indígenas tomaram conta do entorno de sedes de instâncias jurídicas. Observe a foto a seguir:

Enunciado 2955697-1

(Fonte: CIMI, 2016. Disponível em: TRF4RS1.jpg (1032×581) (cimi.org.br)

Acerca da pauta em questão e os interesses envolvidos de povos indígenas e não indígenas, podem-se destacar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210620 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

A paisagem urbana é dinâmica, passando por constantes reestruturações que podem ser notadas nas formas urbanas (parques, prédios, vias etc). Nos quadrinhos a seguir, é possível notar um exemplo de um desses tipos de transformações.

Enunciado 2955696-1

(Fonte: CoUrb.org. Adaptado do site. )

O quadrinho revela transições sobre um prédio, que muda de características ao longo do tempo. O processo urbano que responde a essa transformação:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210619 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

A produção do espaço social e os processos históricos e sociais não se desenrolariam alheios entre si, mas num jogo de interação, oposição, contradição. Por conseguinte, a estruturação do território poderia ser definida dialeticamente como um elemento substantivo das relações gerais de produção simultaneamente sociais e espaciais, necessária para o próprio processo de produção no arranjo dos territórios e na distribuição desigual e hierarquizada das classes sociais e das atividades produtivas no espaço que levam a uma diferenciação social e espacial que contribui para um desenvolvimento desigual e combinado em diferentes escalas, a nível espacial e de relações de dominação (LIMONAD, 1999, p.81-82).

(Fonte: Limonad, 1999.

Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/download/13364/8564

Sobre a abordagem teórica e metodológica de E. Limonad (1999) sobre a organização do espaço urbano, indique “V”, para verdadeira, e “F”, para falsa, nas afirmativas a seguir:

( ) Na visão da autora as cidades se diferenciam umas das outras em função dos tipos de atividades que exercem, funcionando como um todo orgânico homogêneo nas microrregiões.

( ) Os arranjos territoriais urbanos são diferenciados tanto por sua funcionalidade como pela aderência diferenciada no espaço intraurbano, levando a áreas mais ou menos produtivas, bem como valorizadas.

( ) O espaço urbano é marcado por contradições, uma vez que predomina a condição de igual distribuição da riqueza produzida, sobretudo nas áreas concentradas nos limites centrais e pericentrais das metrópoles.

( ) Cada cidade, como malha única e autônoma no sistema capitalista, é autossuficiente em termos produtivos, o que elimina qualquer análise que envolva a totalidade sistêmica, isto é, decisões tomadas em escalas globais.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210618 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

As Unidades Territoriais são momentâneas, isto é, com as modificações internas das sociedades e as pressões externas, acabam por redefinirem-se no espaço-tempo, sofrendo transformações. As mudanças recriam os limites e, com isso, um território ou região aumenta ou diminui, muda de nome ou simplesmente é incorporado a outros. No caso do Brasil, nos Períodos da Colonização, Primeira República e República Nova, mudanças aconteceram.

Considerando esses conhecimentos sobre a divisão político administrativa no Brasil em diferentes períodos, indique “V” para verdadeira, e “F”, para falsa, nas afirmativas a seguir:

( ) A fundação do Estado da Guanabara é simultânea ao período da transição do Período Colonial para a Primeira República (1889-1930).

( ) O Centro-Oeste é uma das regiões mais recentes do Brasil, sendo o Estado do Mato Grosso pertencente ao período da Nova República (1985-atualmente).

( ) Como a região mais antiga do Brasil, o Nordeste não passou por transformações em suas divisões, sendo os Estados de Bahia, Ceará e Piauí originários desde o século XVI.

( ) A elevação do território do Acre à categoria de Estado ocorre na transição do Brasil rural para o Brasil industrial, no período do Estado Novo (1930-1945).

Assinale a alternativa que indique a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210617 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

O estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil constitui um quadro de referência da urbanização no País. Tal quadro foi obtido a partir de critérios que privilegiaram a integração entre os municípios. A identificação e a delimitação das maiores aglomerações de população no País têm sido objeto de estudo do IBGE desde a década de 1960, quando o fenômeno da urbanização se intensificou, e assumiu, ao longo dos anos, formas cada vez mais complexas. A necessidade de fornecer conhecimento atualizado desses recortes impõe a identificação e a delimitação de formas urbanas que surgem a partir de cidades de diferentes tamanhos, face à crescente expansão urbana, não só nas áreas de economia mais avançada, mas também no Brasil como um todo.

(Fonte: IBGE, 2022. Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Brasil.

Os estudos voltados aos arranjos populacionais e concentrações urbanas no Brasil podem ser importantes para melhorar os conhecimentos sobre determinadas cidades, bem como seus limites e relações. Por isso, pode-se dizer que essas pesquisas urbanas ajudam, principalmente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210616 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

O padrão de distribuição populacional no Brasil sofreu alterações regionais desde o período de sua fundação colonial, imperial e republicana. Os movimentos migratórios e as novas centralizações de atividades econômicas configuraram novo padrão espacial de assentamento demográfico no país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 indicam que “a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais (...) e a Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%” (IBGE).

(Fonte: IBGE Educa, 2022. Disponível em: População rural e urbana | Educa | Jovens - IBGE.

Partindo da discussão apresentada pelo texto do IBGE e seus conhecimento sobre perda populacional no campo, assinale a alternativa correta sobre o que explica esse padrão populacional no Brasil atual.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210615 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

Entre 1998 e 2019, foram aprovados 152 produtos geneticamente modificados no país, entre plantas, vacinas, medicamentos, microrganismos e até insetos, como um mosquito transgênico para ajudar a combater a disseminação dos vetores da dengue. A agricultura foi um dos segmentos da economia mais beneficiados. Um levantamento feito em 2019 pela organização Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia (Isaaa) mostrou que 53 milhões de hectares são cultivados no Brasil com transgênicos, extensão inferior apenas à dos Estados Unidos, com 75 milhões de hectares. Eles ocupam aqui no país quase 95% da área plantada de soja, 88% da de milho e 85% da de algodão e avançam em culturas como cana e eucalipto.

Fonte: Pesquisa FAPESP, 2021

Considerando o excerto, assinale a alternativa correta que estabeleça a relação lógica entre a produtividade no campo, uso de biotecnologia e os impactos socioambientais:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2210614 Ano: 2022
Disciplina: Geografia
Banca: IDECAN
Orgão: IBGE

A produtividade agrícola tem diferentes características, acordante suas finalidades de abastecimento (subsistência) ou exportação (commodities). Sobre a agricultura familiar, responsável por 23% da produção de dos estabelecimentos rurais brasileiros em 2019 (BRASIL, 2020), podemos destacar uma série de características distintas da agricultura de exportação.

Levando em conta o perfil das atividades econômicas produtivas da agricultura familiar brasileira, indique “V” para verdadeira e “F” para falsa nas afirmativas a seguir.

( ) Especialização produtiva altamente tecnológica, com utilização de pacotes de insumos e maquinários, voltados a regiões como o circuito produtivo da soja no Triângulo Mineiro e no interior do Estado de São Paulo.

( ) Concentra o maior percentual fundiário do país em hectares, dado que 77% dos estabelecimentos rurais no Brasil são de agricultura familiar.

( ) Reflete as condições de subemprego e desemprego frequente no campo, pois, ainda que haja grande participação produtiva no país, a empregabilidade formal em atividades rurais é voltada ao setor pecuário, sucroenergético e de oleaginosas (agricultura de exportação).

( ) É responsável pela maior parte das produções latifundiárias, exigindo alto contingente populacional no processo produtivo, sendo os principais produtos voltados ao abastecimento da mesa dos brasileiros (carne, milho, feijão, laranja, mandioca, por exemplo).

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas