Foram encontradas 50 questões.
Um sistema de TV Digital Interativa pode ser decomposto em três partes principais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as três partes.
Provas
Considerando os três estágios evolutivos da televisão brasileira, (geração Fordista; geração pós-Fordista e em especial a geração TV Digital), assinale a alternativa correta.
Provas
Como qualquer outra mídia ou veículo de comunicação, a TV também está envolvida num constante processo de evolução e adaptação às novas necessidades sociais. Desde o primeiro canal de TV, a BBC de Londres, fundada em 1936, a televisão já passou por várias mudanças. Além da cor, que a deixou muito mais atraente ainda na década de 1950, também aumentou o número de canais, originando as primeiras escolhas do telespectador. Com o aumento dos canais, o controle remoto tornou-se necessário, dispensando a locomoção e aumentando o conforto de quem vê televisão: era o primeiro componente digital integrado aos aparelhos receptores do sinal televisivo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as etapas da evolução tecnológica da TV.
Provas
Assinale a alternativa correta.
Provas
Os processos de codificar as mensagens (produção) e decodificá-las (recepção) são inseparáveis do funcionamento técnico da mídia televisual. Para realizar o potencial estético dessa mídia, é importante compreender as capacidades e limitações de suas ferramentas e equipamentos. Assim, o método usado na aplicação da estética da mídia na televisão e no cinema começa identificando os cinco elementos de imagem fundamentais e contextuais:
1. luz e cor.
2. espaço bidimensional.
3. espaço tridimensional.
4. tempo/movimento.
5. som.
Está correta a alternativa que contém os seguintes itens:
Provas
Embora o telejornal seja completamente roteirizado, devido a limitações de tempo, ele é muitas vezes produzido sem um ensino geral. As operações-padrão como o uso de chroma key, inserções de gráficos e rodagem de VT, são feitas tantas vezes que não existe necessidade de ensaios diários com uma equipe de produção experiente. Em um noticiário, o importante é estabelecer os procedimentos básicos de operação que são usados dia após dia.
Assim, os pontos que o diretor de programas jornalísticos deve considerar são:
1. Cheque a seqüência certa das matérias do videoteipe e o tempo de duração indicado tanto na ficha de checagem quanto no roteiro.
2. O operador de caracteres deve ser designado para checar todos os gráficos antes da transmissão. Reserve algum tempo para checar sua precisão e seqüenciamento correto.
3. Certifique-se de que todos entendem o tempo de antecedência usado nas inserções (preroll cue). Confusões aqui podem resultar em introduções e transições desastrosas.
4. Certifique-se de onde estão os pontos e tempos certos para executar a mudança entre um VT e outro, se você vai estar fazendo A-B roll em videoteipe.
5. Tenha alguns planos alternativos em mente para o caso de algum problema ou falha técnica inesperada ou o cancelamento de uma externa. Pense sempre com antecedência para a próxima série de eventos.
Assinale a alternativa correta dos itens que o Diretor de Programas Jornalísticos deve considerar.
Provas
Sobre a pós-produção, assinale a alternativa correta.
Provas
Mesmo envolvendo muitas pessoas, a produção de televisão está centrada nas mãos do produtor. O produtor é responsável por desenvolver o conceito original de um programa e ter visão e conhecimentos suficientes para implementar essa concepção. Dentro desse contexto, assinale a alternativa correta.
Provas
Junto com a idéia do programa, logo no início do processo de produção o produtor cria o seu “Livro Histórico de Produção”, ou a “bíblia” de produção. Esse livro é a materialização da decisão de ser bem organizado. Ele se transforma num guia operacional e oferece os mínimos detalhes sobre a produção. Quando o produtor é questionado sobre qualquer questão de produção, a resposta deve estar disponível nesse fichário, que deve incluir o tratamento, a agenda de gravação, informações completas sobre orçamento, cópias de todos os formulários de produção, memorandos, notificações e autorizações.
Os elementos básicos do “Livro Histórico de Produção” são:
Provas
Leia e analise a lista de questões.
– Qual é o público alvo?
– Qual é o horário em que seu programa será veiculado?
– Quanto tempo de duração deve ter o seu programa?
– Qual é o objetivo do seu programa?
– O programa é designado pela emissora, pela indústria ou é autogerado?
– De onde devem vir as idéias?
– Como o programa deverá ser produzido?
– Quais são os custos de produção?
– A idéia é viável?
– Você consegue vender a sua idéia?
Assinale a alternativa que define corretamente o uso dessa lista de questões.
Provas
Caderno Container