Foram encontradas 35 questões.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da história da patinação artística sobre rodas.
( ) A Patinação Artística sobre rodas teve suas origens na Patinação no Gelo, através de movimentos executados com a finalidade de desenhar figuras.
( ) Surgidos na Noruega como meio de locomoção, os patins (de gelo) mais antigos datam de 1000 a.C., sendo feitos provavelmente de ossos maxilares de veados presos aos pés.
( ) Em meados de 1870, Plimpton patenteou um projeto de patins de quatro rodas, com um “tacão” de borracha na parte da frente. Surgia o “patim moderno”, parecido com o existente nos dias atuais.
( ) Em 1876, com a inauguração do primeiro centro de patinação e a criação de diversos rinques em Paris, a patinação artística passou a se expandir por toda a Europa.
( ) Em meados de 1916, surgiu nos rinques José Erotides Marcondes Machado. “Tidoca”, como era conhecido, foi o primeiro brasileiro a participar de um concurso de patinação artística no Exterior.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Provas
A patinação sobre rodas como modalidade artística apresenta algumas formas.
Como é chamada a modalidade em que o patinador executa movimentos livres de acordo com a música, sem saltos, rodopios ou outros elementos obrigatórios?
Provas
Analise as afirmativas abaixo sobre a realização de curvas com passadas cruzadas (Crossover).
- Para fazê-la, o praticante deve elevar um dos pés e cruzá-lo sobre o outro para fora da curva que estiver fazendo.
- Para fazê-la, o praticante deve elevar um dos pés e cruzá-lo sobre o outro para dentro da curva que estiver fazendo.
- O iniciante deve se preocupar exclusivamente com o ganho de velocidade.
- Quanto mais flexionados os joelhos estiverem, menor será a velocidade alcançada.
- Baixar o centro de gravidade do corpo ajuda na obtenção de maior velocidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Provas
Analise as afirmativas abaixo sobre saltos com patins de quatro rodas.
- Quanto menos o praticante flexionar os joelhos, mais alto ele conseguirá saltar.
- Quando o praticante pousar, estará deslizando para frente e não ficará parado no mesmo lugar.
- A força para o salto vem das pernas do praticante.
- O iniciante deve começar sempre com saltos bem pequenos e testando suas habilidades de equilibrar-se.
- Quanto menos flexionado estiver o corpo do praticante, maior será a distância até o pouso.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Provas
A dança é a forma mais antiga de se expressar, desde os primórdios com os “homens das cavernas”. (FARO, 2004)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à dança criativa.
( ) A didática de ensino se mostra semelhante à do balé clássico pois possui movimentos bastante rígidos e mecanicistas, além de serem pré-estabelecidos.
( ) O conceito dança criativa chega para apresentar uma nova didática e metodologia no ensino de dança para crianças na escola.
( ) Pretende mostrar que sua prática oferece subsídios necessários para o desenvolvimento da linguagem corporal.
( ) Propõe que as crianças por si mesmas “aprendam fazendo”.
( ) É também é conhecida como “dança popular”, “dança de salão”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Provas
“A dança é uma atividade fisicamente exigente que envolve muitos estilos de movimento” (CLIPPINGER, 2019).
“Pode ser representada por uma série de articulações que ligam sucessivos segmentos ou ossos do corpo.”
A que se refere o conceito acima?
Provas
Magill (2000) apresenta princípios gerais à aprendizagem na educação e na reabilitação.
“É a influência da experiência anterior no desempenho de uma habilidade em um novo contexto ou na aprendizagem de uma nova habilidade”
A qual dos princípios gerais da aprendizagem o texto se refere?
Provas
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a dança criativa na escola.
( ) Há a necessidade de estruturação de uma proposta para o ensino de dança que representa o reconhecimento de sua importância como linguagem culturalmente construída e como atividade essencial no desenvolvimento integral do ser humano.
( ) Por meio da dança ocorre o desenvolvimento da percepção corporal e a capacidade de comunicação e expressão de emoções e sentimentos é descoberta pela criança através de seus movimentos.
( ) A dança deverá aparecer como elemento contribuinte para um desenvolvimento saudável, biopsicossocial da criança.
( ) Deve estar presente nos currículos escolares exclusivamente da pré-escola, pois seus conteúdos não podem ser adaptados e aplicáveis a qualquer nível de ensino.
( ) É um método de trabalho que foge de determinadas regras estereotipadas e que valoriza o processo criativo, estimulando o aluno a novas explorações e o professor a renovar sempre.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Provas
“Quando os músculos funcionam simultaneamente em conjunto podem desempenhar quatro funções” (CLIPPINGER, 2019).
Um músculo que desempenha a função de neutralizar uma ação indesejada de um músculo agonista é chamado de:
Provas
Maggil (2000) apresenta quatro características gerais do desempenho, à medida em que ocorre a aprendizagem de habilidades.
“De uma tentativa para outra, os níveis de desempenho da pessoa devem tornar-se mais semelhantes”
A qual característica do desempenho o texto está se referindo?
Provas
Caderno Container