Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

390923 Ano: 2010
Disciplina: Farmácia
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
A seleção de medicamentos é um processo contínuo, multidisciplinar e participativo que pretende assegurar à população o acesso aos fármacos mais necessários a um determinado nível de assistência, assegurando eficácia, segurança, qualidade e custos, e impulsionar o uso racional dos mesmos. Podem ser considerados requisitos indispensáveis para uma seleção de medicamentos em um hospital:
I. estrutura funcional e organizacional da Farmácia.
II. apoio político da direção do hospital, da administração, e colaboração dos chefes dos serviços.
III. acesso a informações técnico-científicas atualizadas para nortear a execução do trabalho.
IV. atuação de um profissional farmacêutico.
V. atuação de um epidemiologista.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A verificação de bioequivalência entre dois ou mais medicamentos se baseia principalmente na análise de dois parâmetros farmacocinéticos. Esses parâmetros são conhecidos como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Os injetáveis são formas farmacêuticas estéreis, livres de pirogênios, destinadas à administração parenteral. A esterilidade dessas formulações é essencial uma vez que entram em contato direto com os tecidos e, por isso, podem causar facilmente infecção. Existem alguns métodos usados para esterilizar produtos farmacêuticos. O método de esterilização deve ser selecionado de acordo com a natureza da preparação e de seus componentes. (Allen Jr, Loyd V. Ansel H.C. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos, 8ª edição, 2007- com adaptações) Em uma preparação farmacêutica aquosa de grande volume, é mais adequado utilizar a esterilização:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O decreto nº 85878, de 07 de abril de 1981, estabelece normas sobre o exercício da profissão de farmacêutico. De acordo com este decreto, analise as afirmativas a seguir. São atribuições privativas do profissional farmacêutico:

I. o tratamento e o controle de qualidade das águas de consumo humano, de indústria farmacêutica, de piscinas, de praias e balneários, salvo se necessário o emprego de reações químicas controladas ou operações unitárias

II. a responsabilidade técnica em estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos farmacêuticos para uso humano ou veterinário e insumos para produtos dietéticos e cosméticos com indicação terapêutica.

III. a responsabilidade técnica em órgãos, empresas, estabelecimentos, laboratórios ou setores em que se preparem ou fabriquem produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e veterinário, bem como de derivados do sangue.

IV. A responsabilidade técnica em estabelecimentos industriais, instituições governamentais ou laboratórios especializados em que se fabriquem conjuntos de reativos ou de reagentes destinados às diferentes análises auxiliares do diagnóstico médico.

V. A responsabilidade técnica em órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratiquem extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral.

VI. A responsabilidade técnica em depósitos de produtos farmacêuticos de qualquer natureza.

Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Na produção de uma forma farmacêutica com a incorporação de um fármaco, é necessário o uso de adjuvantes farmacêuticos. Para cada forma farmacêutica, os adjuvantes estabelecem as características principais do produto e contribuem para a forma física, o sabor, a estabilidade, a textura e a aparência. Por exemplo, os aglutinantes são usados paras provocar a adesão das partículas do pó que passarão por compressão. É considerado um aglutinante:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Alguns fármacos apresentam grande afinidade às proteínas plasmáticas. Um exemplo é o antiretroviral lopinavir que se liga a alfa-glicoproteína e somente cerca de 1% do fármaco permanece na forma livre. Em geral, o plasma sanguíneo é utilizado como amostra para quantificar as concentrações do fármaco e, desta forma, determinar a curva de concentração versus o tempo para a análise de bioequivalência. Em casos como o citado anteriormente, a estratégia de amostragem e quantificação, segundo a legislação para estudos de bioequivalência, deve ser:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A via de administração enteral é a mais segura, econômica e conveniente para administração de fármacos. É correto afirmar que as vias de administração nesta categoria são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
390860 Ano: 2010
Disciplina: Farmácia
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
A nutrição parenteral (NP) total ou parcial constitui parte dos cuidados de assistência ao paciente que está impossibilitado de receber os nutrientes em quantidade e qualidade que atendam às suas necessidades metabólicas pelo trato gastrointestinal. O preparo da NP deve ser realizado conforme o regulamento de terapia de NP estabelecido pela Portaria nº 272 de 08/04/98 do Ministério da Saúde. As afirmativas abaixo descrevem os cuidados com as instalações e o ambiente de manipulação da NP:
I. Deverá existir um vestiário de barreira ou uma antecâmara destinado a paramentação do operador.
II. A sala de manipulação deverá ser independente e exclusiva.
III. Nas áreas de manipulação, não devem existir janelas ou ralos.
IV. A área de manipulação deverá ser uma sala limpa com uma capela de fluxo laminar classe USP 1.000.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
390849 Ano: 2010
Disciplina: Farmácia
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
A área de armazenamento de medicamentos deve assegurar uma boa condição de estocagem evitando assim a degradação dos medicamentos. Alterações na estabilidade de medicamentos podem levar à ocorrência de reações químicas que alteram a estrutura do fármaco, podendo gerar produtos de degradação. A estabilidade pode ser abalada por alguns fatores que podem ser controlados no armazenamento.
São eles:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
390848 Ano: 2010
Disciplina: Farmácia
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
A Farmacoeconomia avalia o impacto dos produtos e serviços farmacêuticos nos resultados de saúde e custos para os sistemas provedores de saúde e para a sociedade. Desta forma, qualquer método que traga informações sobre custos e efeitos de um medicamento pode ser utilizado como base para a realização de uma avaliação farmacoeconômica (Sacristán Del Castilho, 1995). A farmacoeconomia utiliza quatro tipos de análise econômica, duas delas são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas