Magna Concursos
497112 Ano: 2016
Disciplina: Agronomia (Engenharia Agronômica)
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

A rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Essa prática consiste em alternar espécies vegetais no correr do tempo, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter propósito comercial e de manutenção ou recuperação do solo. Para a obtenção de máxima eficiência da capacidade produtiva do solo, o planejamento de rotação deve considerar, além das espécies comerciais, aquelas destinadas à cobertura do solo, que produzam grandes quantidades de biomassa, cultivadas quer em condição solteira ou em consórcio com culturas comerciais. Sobre a prática de rotação de cultura, analise as seguintes afirmativas:

I - A rotação de culturas é um processo de cultivo para a preservação ambiental, influenciando negativamente na recuperação, manutenção e melhoria dos recursos naturais.

II - A rotação de cultura em nada contribui para sustentabilidade na agricultura.

III - Na rotação de culturas, a seleção de espécies não se baseia na diversidade botânica. Plantas com o mesmo sistema radicular, hábito de crescimento e exigência nutricional podem ter efeito na interrupção dos ciclos de pragas e doenças, na redução de custos e no aumento do rendimento da cultura principal.

IV - Repõe restos orgânicos e protege o solo da ação dos agentes climáticos, ajudando na viabilização da semeadura direta e seus efeitos benéficos sobre a produção agropecuária e o meio ambiente como um todo.

V - Viabiliza produtividades mais elevadas, com mínima alteração ambiental, além de preservar ou melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo e auxiliar no controle de plantas daninhas, doenças e pragas.

Estão CORRETAS as afirmativas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Técnico de Agropecuária

50 Questões