Magna Concursos
786770 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Uma emergência psiquiátrica caracteriza-se pelo distúrbio urgente e grave de comportamento, afeto ou pensamento que torna o paciente incapaz de lidar com as situações de vida e os relacionamentos interpessoais. Nesse sentido, cabe à enfermagem observar:

I. O comportamento apresentado, que pode ser hiperativo ou violento, hipoativo ou deprimido, ou ainda suicida. Pode, também, apresentar risco para se lesionar ou lesionar os outros.

II.Em caso de comportamento violento, primeiramente o paciente deve ser imobilizado, utilizando contenções mecânicas, objetivando o controle da situação pela enfermagem.

III. Nos pacientes com propensão para a violência, investigar intoxicação ou abstinência por drogas ou álcool, diagnósticos anteriores de estado esquizofrênico paranóide ou psicose aguda, síndrome cerebral orgânica aguda e outros distúrbios de personalidade.

IV. O paciente violento deve ser acomodado em uma sala específica, com a sua saída bloqueada. Manter vigilância à distância, evitando objetos no ambiente e campo visual do paciente que possam ser utilizados como arma.

V. Para colocar a violência sob controle, é primordial usar uma abordagem tranqüila e não crítica, evitando movimentos súbitos. Tentar acalmá-lo mantendo-se firme, conversar com o paciente e ouvi-lo faz com que sinta que o profissional está disponível.

Pode-se afirmar que as ações corretas são:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enfermeiro

50 Questões