Magna Concursos
3096169 Ano: 2012
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: FUNDEP
Orgão: CEMIG

As turbinas hidráulicas são projetadas para transformar a energia mecânica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água em potência de eixo. As turbinas hidráulicas podem dividir-se entre quatro tipos principais: Pelton, Francis, Kaplan e Bulbo, cada um adaptado para funcionar em usinas, como uma determinada faixa de altura de queda.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação entre os tipos de turbina e sua respectiva descrição.

COLUNA I

1. Turbinas Pelton

2. Turbinas Francis

3. Turbinas Kaplan

4. Turbinas de Bulbo

COLUNA II

( ) Operam em quedas abaixo de 20 m. Trabalham na posição horizontal, porém, devido à baixa queda, o gerador hidráulico encontra-se em um bulbo por onde a água flui ao seu redor antes de chegar às pás pela variação do ângulo de inclinação das pás.

( ) São adequadas para operar entre quedas de 20 m até 50 m. O rotor assemelha-se a um propulsor de navio (similar a uma hélice) com duas a seis pás móveis. Um sistema de êmbolo e manivelas montado dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás.

( ) São adequadas para operar entre quedas de 40 m até 400 m. A água sob pressão entra por um duto circular de secção decrescente, onde é desviada por um conjunto de pás estáticas para un rotor central. A água atravessa a parede lateral do rotor, empurrando outro conjunto de pás fixas no mesmo, e sai pela base do rotor com pressão e velocidade muito reduzidas.

( ) São adequadas para operar entre quedas de 350 m até 1100 m e operam com velocidades de rotação maiores que as outras e têm o rotor de característica bastante distinta. Os jatos de água, ao se chocarem com as conchas do rotor, geram o impulso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas