Magna Concursos

Considere a foto e o texto para responder a questão.

Enunciado 2398592-1

A popularmente conhecida “Mina Modelo” em Criciúma, aberta ao público para passeio desde 1984, permite-nos, ao adentrá-Ia, viajar no tempo ao nos depararmos com as condições de trabalho dos mineiros, sobretudo se pensarmos no período de funcionamento que foi de 1920 a 1955, e é aí que passamos a refletir não só acerca da geologia que se apresenta, mas também na contribuição dos trabalhadores mineiros para a formação da cidade. A mina, portanto, acaba por, simbolicamente, resguardar a memória desse período, com base no qual se revela uma Criciúma detentora do título de capital do carvão mineral brasileira, cuja economia esteve toda voltada à extração do minério sedimentar. Nela (“Mina Modelo”), pode-se constatar a abertura de 8.000 metros de passagens (somente nesta mina) no subsolo com a força das mãos dos trabalhadores mineiros e a ajuda de alguma dinamite.

Contudo, a exploração do carvão, & posteriori, deixou marcas profundas no meio ambiente, de modo também a compor os registros da memória histórico-social. Uns desses tristes registros povoaram a mídia nacional: a chuva ácida. (Informações adaptadas e fotos do site www.ovemundo.com.br).

Enunciado 2398592-2

A notícia acerca da tragédia do Bumba associada às fotos i) dos rejeitos de carvão agindo sobre a morte do rio em Criciúma e ii) a que segue com o selo do Greenpeace guardam fortes relações. A mais evidente e a

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Auxiliar Administrativo

40 Questões

Auxiliar de Contabilidade

40 Questões

Guarda Municipal

40 Questões

Técnico de Segurança do Trabalho

40 Questões