Magna Concursos
3169511 Ano: 2024
Disciplina: Comunicação Social
Banca: AOCP
Orgão: DPE-MS

Um analista de comunicação da Defensoria Pública do Estado está responsável por produzir um relatório sobre as interações e feedbacks dos cidadãos em relação aos serviços prestados pela Defensoria. Para otimizar a apuração e a construção desse relatório e considerando as transformações contemporâneas no campo do jornalismo, ele decide adotar técnicas do Jornalismo de Dados. A partir desse contexto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O jornalismo de dados se destaca pela aplicação de técnicas do raciocínio científico e de recursos tecnológicos para a coleta e apuração de informações, o que se alinha com as necessidades do analista de coletar e interpretar dados sobre as interações com a Defensoria.

II. No contexto atual, o jornalismo tem enfrentado uma ressignificação e reconfiguração, o que torna obsoleto o uso de técnicas do jornalismo digital, como o jornalismo de dados, na prática da comunicação institucional.

III. Uma das características do jornalismo de dados é estar imerso em uma cultura de dados abertos, de acesso e disponibilização, o que reflete a cibercultura e pode auxiliar o analista na coleta e interpretação de feedbacks públicos sobre a Defensoria.

IV. O jornalismo de dados é idêntico ao jornalismo de precisão, caracterizado pela reportagem assistida por computadores, em que há necessidade de capacitação específica em tecnologia da informação para sua aplicação na comunicação da Defensoria.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista de Defensoria - Comunicação Social

80 Questões