Magna Concursos
1247986 Ano: 2013
Disciplina: Enfermagem
Banca: INTEGRI
Orgão: Pref. Caconde-SP
Provas:
A avaliação clínica da mulher no climatério deve ser voltada ao seu estado de saúde atual e também pregresso. A atenção precisa abranger além da promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência aos sintomas clínicos.. Podem ocorrer, concomitantemente, patologias sistêmicas, repercutindo em queixas como as dores articulares ou musculares, o ganho de peso gradativo, a depressão ou mesmo sintomas de um hipotireoidismo ainda não diagnosticado, simulado por uma coincidência na transição hormonal ovariana. A importância do ESCUTAR a mulher nessa fase é fundamental para um diagnóstico e acompanhamento adequados. A avaliação consta de um exame físico geral, com atenção voltada para alguns aspectos específicos deste grupo etário.
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Inicialmente, a verificação do peso e altura para cálculo do Índice de Massa Corpórea – IMC \( (peso/altura^2) \) define a necessidade de um maior cuidado com a alimentação, quando detectados índices de baixo peso (IMC<18,5), sobrepeso (IMC>25) ou obesidade (IMC>30).
( ) A verificação da pressão arterial também é de suma importância, sendo uma boa oportunidade para rastreamento de alterações, acompanhamento encaminhamentos necessários.
( ) A simples medida da circunferência abdominal (> 80 cm nas mulheres), associada a outros fatores, indica a atenção para a avaliação da síndrome metabólica e risco cardiovascular.
( ) O exame ginecológico inicia-se pela avaliação do colo do útero, com inspeção e palpação cuidadosa, culminando na expressão papilar.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas