Magna Concursos
1367538 Ano: 2009
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Analise as afirmativas abaixo.
Tendo como base a discussão sobre as mudanças advindas da reestruturação produtiva, o(a) assistente social que estiver diante das demandas relativas às questões saúde-trabalho dos servidores da universidade pública, deverá considerar, no seu fazer profissional, que:
I. a reestruturação produtiva interfere nas demandas e na ação profissional e exige um redimensionamento profissional com qualidade crítica em termos técnicos, teóricos, metodológicos, políticos e éticos que garantam a direção social e profissional.
II. o(a) assistente social é um profissional assalariado sujeito às nuances do mercado e, para garantir seu espaço, deve necessariamente priorizar o cumprimento da missão e dos valores da instituição na qual está inserido.
III. a reestruturação produtiva traz em seu bojo a discussão da “flexibilização” nos espaços ocupacionais. Neste sentido, o(a) assistente social deverá permear sua prática pelo equilíbrio entre as normativas institucionais e os preceitos da profissão, flexibilizando o cumprimento do Código de Ética e da lei profissional para garantir a ausência de conflitos no ambiente de trabalho.
IV. a reestruturação produtiva cria novas formas de organização do ambiente de trabalho como, por exemplo, o trabalho em gestão de pessoas. O(A) assistente social, nessa realidade, deve permear sua prática pelas teorias de administração de recursos humanos.
V. o(a) assistente social tem sido apresentado(a) como profissional-chave na política de gestão de pessoas implementada com a reestruturação produtiva devido ao seu perfil polivalente e articulador, além de suas habilidades técnico-operativas. Mesmo assim, deve garantir sua legitimidade sobrepondo seus objetivos profissionais aos interesses da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente Social

40 Questões