Magna Concursos
2342223 Ano: 2022
Disciplina: Serviço Social
Banca: IDECAN
Orgão: TJ-PI

Singly (2007), em Sociologia da família contemporânea, aponta que a família contemporânea é relacional, privada e pública, é individualista e precisa de horizonte intergeracional - eixos norteadores pelos quais explicita suas ideias. A característica referente ao duplo movimento da família contemporânea de ser privada e, ao mesmo tempo, pública, é destacada pelo autor, que apreende a família como um espaço no qual os indivíduos acreditam proteger a sua individualidade, ao tempo em que sofrem intervenção do Estado mediante o apoio e a regulação sobre as relações dos seus componentes - como exemplo, refere-se à criação de leis que objetivam limitar o direito da punição paternal.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. A família contemporânea se define mais pelas relações internas travadas no cerne familiar e menos como instituição.

II. O ponto em comum existente entre a família antiga e a família moderna consiste em contribuir para a função da reprodução biológica e social da sociedade, e ambas procuram manter e melhorar a posição da família no espaço social de uma geração a outra.

III. A família conservadora paternal tem maior domínio do destino individual e familiar, devido a um sistema de valores que aprova a autonomia e a recusa dos indivíduos em seguirem costumes referentes ao desempenho dos papéis sociais de marido e esposa.

Assinale

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista Judiciário - Serviço Social

100 Questões