Magna Concursos
2650872 Ano: 2022
Disciplina: Odontologia
Banca: FUMARC
Orgão: TRT-3

“Limpar e descontaminar as superfícies são atitudes básicas, mas fundamentais para o controle da disseminação de infecções. Nos serviços de saúde, estas atitudes visam garantir aos usuários um ambiente limpo e com a menor carga de contaminação possível, diminuindo a transmissão de infecções, particularmente em tempos de COVID. A equipe odontológica deve considerar a presença dos aerossóis produzidos nos procedimentos odontológicos, no momento da limpeza dos ambientes. Recomenda-se que a determinação do tempo entre o término das atividades clínicas e a entrada do pessoal de limpeza seja modulado por diversos fatores, como as trocas de ar, o tamanho e o número de pessoas no ambiente.”

Entre os desinfetantes de superfície recomendados pela ANVISA para áreas dos serviços de saúde, há que se considerar as características da solução, suas van-tagens e desvantagens para a escolha adequada nos estabelecimentos odontológicos. Nesta perspectiva, avalie as assertivas abaixo:

I. O álcool 70% é um desinfetante de média eficácia de ação rápida, compatível com artigos metálicos e superfícies; ademais, tem boa atividade antimicrobiana em presença de matéria orgânica, desde que friccionados por um minuto.

II. O ácido peracético 0,2 - 0,5% é um desinfetante de alta eficácia que não apresenta toxicidade residual; é indicado para superfícies e artigos não metálicos, pois pode gerar oxidação se utilizados em alguns tipos de metais.

III. Soluções de quaternário de amônio de 5a geração associadas à biguanida são classificadas como desinfetantes de média eficácia e apresentam baixa toxicidade e compatibilidade com artigos metálicos.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

II.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista Judiciário - Odontologia

59 Questões