Magna Concursos
2660283 Ano: 2007
Disciplina: Química
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás

O petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos composta, na sua maioria, de alcanos, alcenos, cicloalcanos e compostos aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e metais, principalmente níquel e vanádio. Os compostos de enxofre ou compostos organossulfurados, que incluem tióis e tiofenos, bem como sulfetos e dissulfetos orgânicos, são considerados contaminantes malcheirosos que devem ser eliminados do gás natural antes de sua comercialização. Além disso, a remoção do enxofre do petróleo reduz as emissões de SO2 devido à queima dos combustíveis derivados do petróleo. Outra razão para remover o enxofre é que ele, mesmo em concentrações extremamente baixas, envenena os catalisadores (platina e rênio) usados na reforma catalítica da nafta para aumento da octanagem da gasolina. A hidrodessulfurização catalítica é um dos processos usados para remover o enxofre do gás natural e de outros produtos do refino do petróleo. Um exemplo de reação de hidrodessulfurização é mostrado a seguir.

C2H5SH + H2 !$ \rightarrow !$ C2H6 + H2S

O H2S é posteriormente convertido em H2SO4. O enxofre ou o ácido sulfúrico produzidos na dessulfurização do petróleo são importantes matérias-primas para outras indústrias, como a de plásticos e a farmacêutica.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

Átomos de carbono têm a habilidade de concatenar, ou seja, de formar ligações covalentes — tanto ligações sigma quanto pi — entre eles, formando cadeias e anéis. Isso deve-se a um overlap entre os orbitais eletrônicos pi, que permite que os elétrons sejam compartilhados e estabiliza a ligação.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista - Comércio e Suprimentos

150 Questões