Magna Concursos
2206802 Ano: 2018
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:
“[…] o trabalho do assistente social na área sociojurídica é aquele que se desenvolve não só no interior das instituições estatais que formam o sistema de justiça (Tribunais de Justiça, Ministério Público e Defensorias), o aparato estatal militar e de segurança pública, bem como o Ministério de Justiça e as Secretarias de Justiça dos estados, mas também aquele que se desenvolve nas interfaces com os entes que formam o Sistema de Garantias de Direitos (cf. Conanda, 2006) que, por força das demandas às quais têm que dar respostas, confrontam-se em algum momento de suas ações com a necessidade de resolver um conflito de interesses (individuais ou coletivos) lançando mão da impositividade do Estado, ou seja, recorrendo ao universo jurídico.”
(BORGIANNI, Elisabete. Para entender o Serviço Social na área sociojurídica. Serv. Soc. Soc., São Paulo , n. 115, p. 407-442, set. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0101-66282013000300002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282013000300002)
Sobre o Serviço Social na área sociojurídica, analise as afirmativas a seguir:
I. Um dos desafios postos aos assistentes sociais que atuam no Judiciário, está em não fazer uso do saber-poder, que é inerente ao exercício profissional, em contraposição à ética profissional. Nos processos de trabalho, ao realizar entrevistas e registrá-las em relatórios, o assistente social sistematiza um saber a respeito dos indivíduos e grupos atendidos que, no âmbito do Judiciário, pode ser tomado como “verdade” e interpretado em diferentes perspectivas.
II. Tanto o assistente social que atua em uma instituição de acolhimento de crianças e adolescentes, que estão sob a medida protetiva de acolhimento institucional, como aquele que atua em uma Vara de Infância, ou em uma Defensoria Pública, estará atuando no universo sociojurídico ou na interface com ele.
III. Os assistentes sociais que atuam como agentes fiscais nos Conselhos de Fiscalização Profissional (conjunto CFESS/CRESS) e em suas diretorias fazem parte do universo sociojurídico, uma vez que os conselhos profissionais são tribunais de ética e têm o poder de determinar juridicamente (ou seja, pela impositividade do Estado) quem pode ou não exercer a profissão de assistente social ou se deve ter esse exercício suspenso ou não por força de decisão emanada dos julgamentos éticos, à luz das legislações pertinentes.
Está CORRETO o que se afirma em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente Social

40 Questões