Magna Concursos
668579 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: COTEC
Orgão: Pref. Rubelita-MG
Provas:
A pesquisa é reconhecida como elemento indispensável para um crescimento mais apurado da realidade social e para fundamentação da intervenção de vários profissionais, como os Assistentes Sociais. Vicente de Paula Faleiros (2005), em seu livro Estratégias em Serviço Social, atenta-se para essas questões e para a necessidade de uma melhor compreensão das alternativas metodológicas da pesquisa em Serviço Social. Tendo os argumentos de Faleiros (2005) como referência, marque (V) para os conteúdos verdadeiros e (F) para os falsos, não correspondentes às análises e afirmações do referido autor.
I - Há uma tendência pragmática nas profissões ligadas à prática, diferentemente daquelas ligadas à teoria, em não realizar pesquisas.
II - Constata-se, de forma expressiva, que muitos assistentes sociais estimam a pesquisa, mas nem sempre gostam de estudá-las e/ou de utilizá-las no seu trabalho profissional, para qualificação de sua intervenção.
III - Contraditoriamente, a responsabilidade pela não realização de pesquisas é privativa dos assistentes sociais, visto que as instituições de ensino superior tem qualificado e ampliado o processo de formação de profissionais pesquisadores.
IV - O cotidiano profissional é o lócus, por excelência, da produção de pesquisas. Sendo assim, a pesquisa avaliativa é reconhecida como sendo aquela que amplia os horizontes e as análises críticas dos profissionais assistentes sociais.
V - Os Assistentes Sociais tendem a rejeitar as pesquisas que trazem críticas ou resultados negativos para a sua prática profissional.
Após análises realizadas, e o exercício de atribuição de (V) ou (F) para os conteúdos explicitados acima, indique a única alternativa abaixo, para essa questão, que pode ser avaliada como CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente Social

25 Questões