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Muitos autores ressaltam que, no Brasil, a Arqueologia não
consta das prioridades nem do governo, nem das comunidades
em geral. Essa falta de interesse estaria ligada
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“Acreditamos que o conceito de Educação Patrimonial
deva servir como sinal que nos obriga a questionar o papel
da educação na constituição do patrimônio, o papel do
patrimônio no processo educativo e a função de ambos na
dinâmica social que articula a lembrança e o
esquecimento”. Esse trecho, extraído de um texto de Flávio
Leonel Abreu da Silveira e Márcia Bezerra (2007),
evidencia que a Educação Patrimonial:
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Irmhild Wust, em sua dissertação de mestrado, intitulada
“Aspectos da ocupação pré-colonial em uma área do Mato
Grosso de Goiás – tentativa de análise espacial” (WUST,
1983), procurou construir
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Além dos artefatos, a Arqueologia estuda ecofatos e
biofatos, que são:
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A Arqueologia é:
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De acordo com Fabíola Andréa Silva (2009),
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As diferentes teorias da Arqueologia mostram que:
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A faiança fina:
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“Em vista do caráter destrutivo da pesquisa arqueológica,
tudo que resta dos sítios escavados é a cultura material
recolhida às instituições de pesquisa e a documentação
produzida no seu transcurso, o que exige que se dispense a
ambas o mesmo cuidado dispensado aos sítios.” (LIMA,
2007). Neste sentido, os bens arqueológicos recolhidos a
museus estão submetidos a acautelamentos especiais porque
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No que diz respeito à História e à Arqueologia do mundo
antigo, pode-se afirmar o seguinte:
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