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Foram encontradas 70 questões.

2633983 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

O AutoCAD possui uma tecnologia usada para desenhar com restrições, que são associações e limitações aplicadas à geometria em 2D ou 3D. Há dois tipos de restrições. Um tipo estabelece e mantem relações entre objetos, pontos-chave em objetos, ou entre um objeto e um sistema de coordenadas; o outro tipo limita as medidas de uma geometria. Essa tecnologia denomina- se

 

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2633982 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

Os recursos do AutoCAD que permitem o armazenamento de informações que mais tarde podem ser extraídas do desenho para uso em gerenciadores de bancos de dados, programas de planilha e processadores de texto denominam-se:

 

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2633981 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

Observe a seguir desenhos e imagens do Conjunto Metropolitano, também conhecido como Edifício Metrópole (1959), no centro de São Paulo, obra em parceria dos arquitetos Salvador Candia e Giancarlo Gasperini.

Enunciado 3144160-1

Enunciado 3144160-2

Enunciado 3144160-3

Enunciado 3144160-4

Enunciado 3144160-5

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que:

I. A disposição de dois elementos básicos − torre e embasamento − no terreno corresponde também a duas operações distintas: a torre é situada no vértice da praça, de modo a marcar a esquina com a avenida São Luiz e determinar o encerramento da quadra construída junto à avenida, enquanto o embasamento alinha-se às construções vizinhas ocupando integralmente toda a superfície do lote.

II. O conjunto possui fortes vínculos com o chão da cidade: a disposição destes elementos na planta do pavimento térreo favorece a constituição de percursos em continuidade com os caminhos potenciais a partir de seu entorno.

III. Os sistemas de circulação vertical distribuem-se de forma estratégica junto aos percursos, e nos vértices do interior da galeria comercial, de forma a permitir a continuidade espacial do passeio.

IV. O partido estrutural da torre adota o já consagrado modelo da prumada central para apoio, contraventamento e instalações, e a segunda linha de pilares perimetrais à fachada.

Está correto o que se afirma em

 

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2633980 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

O corte é importante peça gráfica no desenvolvimento e representação de projetos arquitetônicos, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Observe a seguir o corte clássico e mais significativo do edifício da FAU-USP (1961-69), São Paulo, projeto concebido pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi.

Enunciado 3144159-1

Em relação às informações que os cortes fornecem, verifica-se que

 

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2633979 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

Os croquis de arquitetura são entendidos como peças gráficas bidimensionais que têm por características a brevidade e a simplicidade de notação. Observe a seguir os croquis do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para o projeto do Cais das Artes (2007), Vitória − ES, obra de Paulo em colaboração com o escritório Metro Arquitetos.

Enunciado 3144157-1

Em relação às informações que os croquis fornecem, verifica-se:

 

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2633978 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

Estrutura é um conceito básico da arquitetura – tanto no sentido material de suporte construtivo quanto no sentido conceitual de lei formal básica – que pertence ao amplo campo da filosofia e do pensamento científico, especialmente o matemático.

Considere as seguintes características deste conceito:

I. Uma das aplicações do conceito de estrutura é o gestaltismo ou psicologia da estrutura e da forma.

II. O estruturalismo da segunda metade do séc. XX baseou-se na busca das leis profundas que existem debaixo das aparências superficiais da linguagem, da sociedade e da arte.

III. Um jogo de relações se estabelece entre a estrutura construtiva e o sistema compositivo: por exemplo, como conflui nas fachadas a contradição entre a desejada isotropia dos edifícios e a anisotropia das estruturas porticadas.

IV. Existe uma relação entre estrutura e sociedade: por exemplo, há projetos em que um monumental espaço linear único obedece a uma época baseada em uma visão unitária do mundo; e há outros que assinalam um percurso até uma sociedade contemporânea fragmentada e diversificada que reconhece que a cada pessoa e atividade se deve oferecer um lugar específico.

Está correto o que se afirma em

 

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2633977 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

Em seu polêmico texto “Por uma cidade contemporânea” (1989), Rem Koolhaas desenvolve uma “alternativa paramoderna” para o urbanismo. Parte importante de sua crítica está na ideia de que, embora a “pureza” (por exemplo, a delimitação exata ou definição do objeto autônomo) pudesse ter sido desejável nos edifícios modernos, ela provocou problemas de desorientação na escala da cidade.

Considere as seguintes reflexões e ideias desse texto:

I. A tectônica e o detalhe significativo constituem uma crítica tanto às fórmulas convencionais do modernismo ortodoxo como à superficialidade do historicismo pós-moderno. A construção, como processo de “formação”, desenvolve-se às vezes como uma narrativa material. Deixar a estrutura à mostra, que uma parte da arquitetura moderna e pós-moderna associa à autenticidade, coincide com o “desvelamento” do ato poético.

II. A origem do significado em arquitetura está situado na construção, especialmente nas “junções e formas reais” entre materiais e espaços. A junção − o detalhe original − é a geradora da construção e, portanto, do sentido. O detalhe tectônico é, portanto, o lócus da inovação e da invenção. A arquitetura pode ser definida como o resultado do projeto de detalhes, e de sua resolução e substituição.

III. É extraordinária a incongruência entre a perfeição e a instantânea completude dos projetos arquitetônicos modernistas e a inflexível simplicidade, quase infantil, dos desenhos urbanos, imaginados como se a complexidade da vida urbana pudesse ser prontamente conciliada na liberdade oferecida pela planta livre, ou como se toda experiência de fragmentação e tudo o que representou para a perspectiva pudesse ocorrer sem perturbar o território da cidade.

IV. Dois motivos concorrem para fazer dos espaços urbanos vazios uma linha importante de combate para as pessoas que se preocupam com a cidade. O primeiro: é bem mais fácil controlar o espaço vazio do que jogar com volumes cheios e formas aglomeradas que se tornaram incontroláveis. O segundo: vazio, paisagem, espaço − se quisermos usá-los como meio, incluindo-os num projeto − podem tornar-se um campo de batalha e obter apoio genérico de quase todo mundo.

Está correto o que se afirma em

 

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2633976 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

“Ensino do desenho” (1948), de Lúcio Costa, é um texto abrangente e minucioso, em favor da importância seminal do desenho para a consolidação da nação e da cidadania. Dos conceitos que o texto aborda, sempre em referência à composição plástica, “a equivalência ou o equilíbrio de duas relações” denomina-se

 

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2633975 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

O período compreendido entre o Quattrocento e o século XVII assistiu à introdução gradativa de um elemento na sintaxe arquitetônica. Esse elemento foi aos poucos se libertando da tarefa de inserir-se proporcionalmente no intercolúnio, ao mesmo tempo em que renovava e ampliava o repertório clássico, ao constituir um campo específico de significação. Com o processo de renovação da linguagem arquitetônica, cujo objetivo era a conquista da autonomia e independência das partes, esse elemento passa a ter especificidade isolável, o que concorrerá para um papel definitivo na linguagem da arquitetura. Em síntese histórica, pode-se dizer que é uma invenção moderna. Contém a representação do tempo-espaço contínuo, infinito e homogêneo, mensurado, ordenado, idealizado, imaginável, onde se projeta o desejo de ordem para a cidade, onde os objetos e os vazios ocupam lugares definidos. Esse elemento denomina-se

 

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2633974 Ano: 2022
Disciplina: Arquitetura
Banca: FCC
Orgão: TRT-17

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) é autor de vasta e importante obra na qual sempre abordou questões pertinentes à cidade e ao subdesenvolvimento. Um de seus conceitos mais utilizados em reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos refere-se a algo cuja formação é feita “por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como quadro único no qual a história se dá”. Esse conceito denomina-se

 

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