Foram encontradas 120 questões.
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
A respeito de experiência do usuário (UX) e de metodologias ágeis, julgue o próximo item.
O objetivo do Lean UX é obter feedbacks dos usuários o mais tarde possível, o que permite tomar decisões e melhorar o produto com tranquilidade e precisão.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Julgue o item a seguir, em relação ao desenvolvimento de software.
Downtime corresponde ao tempo de atividade de um sistema e é usado para se referir a períodos em que o sistema está disponível.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Julgue o item a seguir, em relação ao desenvolvimento de software.
SOA (service oriented architecture) é uma arquitetura empregada para reutilizar serviços em sistemas diferentes ou combinar vários serviços independentes para realizar tarefas complexas.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Julgue o item a seguir, em relação ao desenvolvimento de software.
Difundido no cenário das startups, o método Lean, que é indicado para projetos reduzidos e mais objetivos, tem como foco principal identificar e eliminar de forma eficiente os desperdícios dentro de uma organização ou na realização de algum projeto.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Julgue o item a seguir, em relação ao desenvolvimento de software.
O custo de qualidade inclui os gastos financeiros relacionados às atividades de qualidade, os quais somente podem ser custos de prevenção e custos de avaliação.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Com relação ao padrão MVC (Model View Controller), a padrões de projeto e a orientação a objetos, julgue o item subsequente.
O trecho de código a seguir exemplifica um polimorfismo em Java, pois a classe Gerente implementa de maneira específica o método recebeSalario, ao mesmo tempo em que compartilha parte da funcionalidade da classe Empregado.
class Empregado {
private String nome;
private double salario;
public Empregado(String nome, double
salario) {
this.nome = nome;
this.salario = salario;
}
public double recebeSalario() {
return salario;
}
}
class Gerente extends Empregado{
private double bonus;
public Gerente(String nome, double
salario, double bonus) {
super(nome, salario);
this.bonus = bonus;
}
@Override
public double recebeSalario() {
return super.recebeSalario() + bonus;
}
}
class FolhaPagamento {
public static void main(String[] args) {
Gerente gerente = new Gerente(“Luiza”,
5000, 1000);
System.out.println(gerente.recebeSalario());
}
}
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Com relação ao padrão MVC (Model View Controller), a padrões de projeto e a orientação a objetos, julgue o item subsequente.
O padrão Singleton facilita o teste unitário, pois garante que sempre haverá uma única instância da classe para testar.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Com relação ao padrão MVC (Model View Controller), a padrões de projeto e a orientação a objetos, julgue o item subsequente.
No padrão MVC, o model encapsula a lógica da aplicação, sendo responsável por processar e gerenciar os dados de forma independente da interface do usuário e da camada de apresentação.
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Durante a execução do código a seguir, ocorrerá uma exceção ArithmeticException.
public class Main { public static void main(String[] args) { int numero = 10; int divisor = 0; try { int resultado = numero / divisor; System.out.println(“Resultado: “ + resultado); } catch (ArithmeticException e) { e.printStackTrace(); } } }
Provas
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPE-TO
Caso o ambiente e o programa não apresentem nenhum tipo de erro ou exceção, a execução do código a seguir terá como resultado 4 não é primo.
function isPrime(number) { return new Promise((resolve, reject) => { if (number <= 1) { reject('$ {number} não é primo'); } else { for (let i = 2; i <= Math.sqrt(number); i++) { if (number % i === “0”) { reject('$ {number} não é primo'); } } resolve('$ {number} é primo'); } }); } isPrime(4).then(result => console.log(result)).catch(error => console.error(error));
Provas
Caderno Container