Foram encontradas 50 questões.
- Linguagens e Suportes MidiáticosProdução AudiovisualTeorias, Conceitos e Terminologia de Audiovisual e Cinema
Sobre Lev Kulechov (14/01/1899 - 29/03/1970) e os efeitos de seu famoso experimento, considere as seguintes afirmativas:
1. Seu experimento visava demonstrar o poder de uma imagem filmada isoladamente.
2. Kulechov dizia que o conteúdo das imagens é mais importante que a sua combinação.
3. Seu experimento demonstra que uma imagem não pode ser ressignificada quando justaposta a imagens aleatórias.
4. Para Kulechov, a essência do cinema está na montagem de duas imagens em justaposição.
Assinale a alternativa correta.
Provas
- Linguagens e Suportes MidiáticosProdução AudiovisualTeorias, Conceitos e Terminologia de Audiovisual e Cinema
Sobre produções audiovisuais, considere as seguintes afirmativas:
1. O roteiro técnico consiste na descrição detalhada das imagens ou planos com que será filmada cada cena.
2. O storyboard é o desenho aproximado das imagens ou planos que serão usados para contar a história da cena.
3. Plano é um trecho de filme rodado ininterruptamente.
4. Planta é o desenho em escala do cenário ou locação da cena com indicações de mobiliário, movimentação dos atores e definição das posições de câmera.
Assinale a alternativa correta.
Provas
Sobre profundidade de campo e distância focal, considere as seguintes afirmativas:
1. A distância focal influencia diretamente a profundidade de campo de uma imagem independentemente do ângulo proposto.
2. Quanto mais perto você estiver do seu tema, maior será a profundidade de campo.
3. Lentes curtas (28-35 mm) produzem menor profundidade de campo.
4. Para aumentar a área de nitidez, devem-se empregar aberturas menores, e a velocidade de disparo a ser empregada deverá ser bem maior.
Assinale a alternativa correta.
Provas
Sobre movimentos de câmera em produções audiovisuais, é correto afirmar:
Provas
Sobre profundidade de campo e a combinação entre tempo de exposição e abertura de diafragma, é correto afirmar:
Provas
As câmeras fotográficas possuem um conjunto de lentes que chamamos de “objetiva”. Elas são responsáveis diretas pelo enquadramento e pela focalização da imagem. Existe um tipo específico de objetiva para cada situação. Elas são classificadas pelo seu tamanho, pelo alcance e pela função que desempenham. Diferem em relação à profundidade de campo, pela capacidade de entrada de luminosidade e pela distância focal. Sobre as lentes, assinale a alternativa correta.
Provas
O obturador é o mecanismo que determina o tempo de exposição, abrindo sua “cortina” momentaneamente para expor o filme ou o sensor das câmeras digitais à luz que entra pela abertura da lente. Considerando a imagem ao lado, assinale a alternativa em que a velocidade do obturador é a mais lenta.
Provas
Assim como controlamos o fluxo de água de uma torneira, podemos também controlar o quanto de luz pode entrar em uma câmera fotográfica. A abertura do diafragma da lente de sua câmera faz esse papel, controlando a quantidade de luz que passa por ela. A menor abertura do diafragma é:
Provas
Levando em conta que boa parte das câmeras fotográficas digitais profissionais, além de fotos, podem também captar imagens em movimento, é correto afirmar:
Provas
A respeito do controle de luz na fotografia e de como ela é definida na câmera, considere as seguintes afirmativas:
1. A luz depende da velocidade do obturador.
2. A luz depende da distância focal.
3 A luz depende da abertura do diafragma.
4. A luz depende do ISO utilizado.
Assinale a alternativa correta.
Provas
Caderno Container