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- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoCartas Patrimoniais
- UrbanismoHistória e Teoria do Urbanismo
O conceito de conservação urbana integrada (CI) tem origem
no urbanismo reformista italiano dos anos 1960/70, mais
especificamente a partir da experiência de reabilitação do
centro histórico da cidade de Bolonha. Planejadores como
Venuti, Benevollo e Cervellati ganharam notoriedade mundial
por suas originais contribuições no campo do planejamento
urbano e da conservação patrimonial das cidades, as quais
ultrapassaram os limites da Itália e, em 1975, influenciaram o
Conselho da Europa na formulação de diretrizes, expressas
pela Declaração de Amsterdã, para o planejamento urbano
de centros históricos do continente. A partir do texto, com relação às contribuições da Declaração
de Amsterdã, assinale a afirmativa incorreta.
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- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoConservação e Restauração
- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoIntervenções Contemporâneas
- Processos de ProjetoEtapas do Processo
O projeto de intervenção em edificações de interesse
histórico-cultural é composto de uma série de elementos que
o distinguem do projeto arquitetônico de uma edificação
nova.
Com base nesse fragmento, assinale, entre os elementos
apresentados abaixo, o que ocorre apenas em um desses
projetos:
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O documento sobre autenticidade, resultante da Conferência
de Nara (1994), concebido no espírito da Carta de Veneza
(1964), desenvolve e amplia os conceitos referentes ao
escopo do que é patrimônio cultural e seus interesses no
mundo contemporâneo.
No que tange aos valores e à autenticidade, segundo a
Conferência de Nara, assinale a afirmativa correta
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- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoConservação e Restauração
- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoIntervenções Contemporâneas
- Patrimônio Ambiental, Cultural e ArquitetônicoTeoria e História do Patrimônio
A escolha do tipo de intervenção em bens imóveis de valor
cultural depende de uma série de fatores como o estado de
conservação, o uso proposto, o grau de proteção etc.
Correlacione os tipos de intervemção, apresentados na
coluna da esquerda, com suas respectivas definições. Tipo de intervenção
I. conservação
II. Réplica
III. Restauração
IV. Reabilitação
Definição
a. Cópia exata do original ainda existente. É comum para substituição de esculturas originais existentes em espaços públicos, as quais muitas vezes passam a compor acervo museológico, em condições ambientais monitoradas
b. Intervenção que devolve as características intrínsecas da obra; preenche e reintegra as lacunas, recompõe a imagem
c. Intervenção na matéria de que se constituem os edifícios para a manutenção da integridade física
d. Intervenção em edifícios para adaptação a novo uso
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
I. conservação
II. Réplica
III. Restauração
IV. Reabilitação
Definição
a. Cópia exata do original ainda existente. É comum para substituição de esculturas originais existentes em espaços públicos, as quais muitas vezes passam a compor acervo museológico, em condições ambientais monitoradas
b. Intervenção que devolve as características intrínsecas da obra; preenche e reintegra as lacunas, recompõe a imagem
c. Intervenção na matéria de que se constituem os edifícios para a manutenção da integridade física
d. Intervenção em edifícios para adaptação a novo uso
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
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O Seminário Semana do Patrimônio – Cultura e Memória na
Fronteira, realizado no município de Bagé/RS, em agosto de
2007, abordou de forma pioneira no Brasil o tema da
Paisagem Cultural e resultou na Carta de Bagé que tem por
objetivo a defesa das paisagens culturais em geral e, em
especial, do território dos Pampas e das paisagens culturais
de fronteira.
O documento define Paisagem Cultural como “o meio natural
ao qual o ser humano imprimiu as marcas de suas ações e
formas de expressão, resultando em uma soma de todos os
testemunhos resultantes da interação do homem com a
natureza e, reciprocamente, da natureza com homem,
passíveis de leituras espaciais e temporais”.
Com relação às recomendações da referida carta, assinale a
afirmativa incorreta.
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- História da Arte e ArquiteturaArquitetura e Urbanismo Modernos
- História da Arte e ArquiteturaEstilos Arquitetônicos
Na primeira metade do século XX, a arquitetura brasileira
apresentou profundas transformações no que concerne a
estilos e conceitos. Este também foi o período de
constituição do conjunto arquitetônico da Fundação Oswaldo
Cruz, no bairro de Manguinhos no Rio de Janeiro/RJ, que
hoje integra o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos
(NAHM), que reflete, em certa medida, essas transformações.
Assinale a afirmativa que apresenta os tipos de arquitetura
presentes no NAHM.
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As lacunas foram, dentre outros, tema de exaustivo estudo
de Cesare Brandi. Na comunicação apresentada no XX
Congresso de História da Arte em Nova York, em 1961,
intitulada “Apostila Teórica para o Tratamento das Lacunas",
ele ressalta que:
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- História da Arte e ArquiteturaArquitetura e Urbanismo BrasileirosArquitetura Colonial Brasileira
- Tecnologia das ConstruçõesSistemas e Elementos Construtivos
A arquitetura brasileira apresentou, desde o tempo da
Colônia até o século XIX, poucas alterações no que concerne
aos materiais de construção empregados e aos sistemas
construtivos adotados.
Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer.
I Taipa de pilão
II. Pau-a-pique
III. Lajeado
IV. Canjicado
V. Beiraseveira
a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna.
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto.
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer.
I Taipa de pilão
II. Pau-a-pique
III. Lajeado
IV. Canjicado
V. Beiraseveira
a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna.
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto.
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
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Como fechamento único de uma circulação avarandada,
situada no 2º
pavimento de um edifício industrial, foram
apresentadas cinco sugestões para o arquiteto, a quem
caberia a decisão final tendo em vista, além de sua formação
estética e técnica, seu conhecimento sobre as Normas
Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho. Assinale a afirmativa que apresenta a correta opção
escolhida pelo arquiteto:
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As cidades classificadas como históricas foram, por muito
tempo, abordadas a partir de recortes temporais que de certo
modo davam a ilusão de congelamento. Hoje, sabe-se que elas
devem ser abordadas em seus diversos aspectos – políticos,
sociais, culturais e econômicos – os quais variam no tempo. No
entanto, o tempo histórico das cidades não é linear, mas abriga
tempos descompassados que se cruzam de formas diferentes,
marcadas por rupturas ou descontinuidades.
Com base no fragmento acima, pode-se afirmar que para
intervir numa cidade histórica, faz-se necessária uma análise
que leve em consideração os dados demográficos, limites
físicos, tipologias, hierarquias funcionais, signos e modelos
pré-determinados de sociedade ou cultura, mas também:
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