Foram encontradas 49 questões.
Considerando os critérios analíticos da paisagem urbana discutidos por Cullen (1970), relacione adequadamente os
conceitos às respectivas definições.
1. Delimitação.
2. Local.
3. Ponto focal.
4. Conteúdo.
5. Ótica.
6. Enclave.
( ) Relaciona-se “com a própria constituição da cidade: cor, textura, escala, estilo, natureza, personalidade
e tudo que a individualiza”.
( ) “Espaço interior aberto para o exterior, e que permite acesso livre e direto entre ambos.”
( ) “Designando a ocupação dum determinado espaço [...], é o símbolo vertical da convergência.”
( ) “Divisão do sistema da cidade linear (ruas, passagens etc.) em porções coerentes e visualmente
compreensíveis, retendo-se, no entanto, à noção de percurso.”
( ) “Visão serial; a paisagem urbana surge [ao observador enquanto atravessa a cidade], como uma
sucessão de surpresas ou revelações súbitas.”
( ) “Diz respeito às nossas reações perante a nossa posição no espaço; experiências ligadas às
sensações provocadas por espaços abertos e espaços fechados.”
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Considerando as três grandes linhas projetuais identificadas por Macedo (1999, p. 17-20) na arquitetura paisagística
brasileira, relacione adequadamente as colunas. (Os números poderão ser usados mais de uma vez.)
1. Eclética.
2. Moderna.
3. Contemporânea.
( ) O programa de usos é bastante diversificado, abrindo-se a oportunidade ao lazer ativo, sem,
entretanto, existir o abandono da atividade de contemplação como uma meta a ser implantada.
( ) Denominações como utilitarismo e desconstrutivismo ecológico podem ser atribuídas às diversas
facetas projetuais desta linha, que permite toda uma série de experiências.
( ) Tem como característica básica o tratamento do espaço livre dentro de uma visão romântica e
idílica, que procura recriar nos espaços a imagem de paraísos perdidos, de campos bucólicos ou
de jardins de palácios reais, incorporando no seu ideário toda uma concepção pitoresca de
mundo.
( ) Tem como característica básica o abandono de qualquer referência aparente do passado imediato,
adotando uma forte postura nacionalista, na qual a vegetação nativa é sobrevalorizada.
( ) Os espaços então criados são destinados à contemplação, ao passear e ao flanar, ao passo que
aqueles dedicados exclusivamente às atividades esportivas são raros.
( ) Diretrizes projetuais sofrem uma concorrência de novos posicionamentos que, direcionados,
tanto por um viés ecológico quanto por uma tendência de utilização de antigos ícones do
passado, possibilitam o surgimento de novas organizações para os espaços livres.
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“A topografia [...] é a ciência aplicada cujo objetivo é representar, no papel, a configuração de uma porção de terreno
com as benfeitorias que estão em sua superfície. [...] É a topografia que, através de plantas com curvas de nível,
representa o relevo do solo com todas as suas elevações e depressões. Também nos permite conhecer a diferença de
nível entre dois pontos, seja qual for a distância que os separe [...].” (Borges, 1977, p. 1.)
Com base nas definições e técnicas de levantamento topográfico, assinale a afirmativa correta.
Com base nas definições e técnicas de levantamento topográfico, assinale a afirmativa correta.
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Com base nos aspectos concernentes à definição do que se chama “ambiência urbana”, Mascaró (1996, p. 11) analisa
uma série de inter-relações entre vegetação e microclima, no intuito de “aprofundar o conhecimento dos aspectos
ambientais desse amplo campo que é o desenho urbano”. Acerca das inter-relações entre vegetação e a configuração
de microclimas urbanos, assinale a afirmativa correta.
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Observe o seguinte esquema de contraventamento das tesouras de uma estrutura genérica de telhado.
(Milito, J. A. s/d, p. 109.)
Os componentes 1, 2, 3 e 4 da estrutura de contraventamento das tesouras denomina-se, respectivamente,
![enunciado 342782-1](/images/concursos/3/8/5/385121e4-8a32-4622-cafe-cd523e9c5060.png)
Os componentes 1, 2, 3 e 4 da estrutura de contraventamento das tesouras denomina-se, respectivamente,
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A Carta de Burra, elaborada pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), em 1980, define conceitos
e práticas de salvaguarda do patrimônio histórico e cultural. Com base nessas definições, analise.
1. “[...] será o agenciamento de um bem a uma nova destinação, sem a destruição de sua significação cultural.”
2. “[...] designará os cuidados a serem dispensados a um bem para preservar-lhes as características que apresentem uma
significação cultural.”
3. “[...] será a manutenção no estado da substância de um bem e a desaceleração do processo pelo qual ele se degrada.”
4. “[...] será o restabelecimento, com o máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido; ela se distingue pela
introdução na substância existente pela introdução de materiais diferentes, sejam novos ou antigos.”
5. “[...] será o restabelecimento da substância de um bem em um estado anterior conhecido.”
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“Paisagismo é um termo genérico no Brasil, e costuma ser utilizado para designar as diversas escalas e formas de ação e
estudo sobre a paisagem, que podem variar do simples procedimento de plantio de um jardim até o processo de
concepção de projetos completos de arquitetura paisagística como parques ou praças. O conceito de arquitetura
paisagística corresponde a uma ação de projeto específica, que passa por um processo de criação a partir de um
programa dado, visando atender à solicitação de resolução de uma demanda social requerida por um interlocutor
específico, seja ele o Estado, um incorporador imobiliário, uma família.” (Macedo, 1999, p. 13-14.)
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das definições e práticas de paisagismo e arquitetura paisagística.
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das definições e práticas de paisagismo e arquitetura paisagística.
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“O desenho urbano aparece como uma dimensão que deve sempre permear o processo de planejamento, desde a
elaboração dos objetivos gerais até a consecução de suas estratégias e recomendações específicas. A preocupação pela
qualidade físico-espacial do meio ambiente deve nortear os esforços do setor público e, ao mesmo tempo, ser produto
destes esforços.” (Del Rio, 1990, p. 57.)
De acordo com o trecho anterior, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às inter-relações entre o campo do Desenho Urbano, o processo de Planejamento Urbano e do Meio Ambiente.
De acordo com o trecho anterior, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às inter-relações entre o campo do Desenho Urbano, o processo de Planejamento Urbano e do Meio Ambiente.
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- História da Arte e ArquiteturaArquitetura e Urbanismo Modernos
- História da Arte e ArquiteturaEstilos Arquitetônicos
Os dois esquemas a seguir representam planos de cidades que marcaram períodos emblemáticos no pensamento
sobre as cidades na história do urbanismo. Estas duas maneiras de se pensar as cidades tiveram grandes reflexos na
transformação de cidades já constituídas e na construção de novas cidades não só na Europa, continente onde se
originaram, mas também no urbanismo brasileiro.
![enunciado 342777-1](/images/concursos/6/3/7/637eb747-7eac-90e2-724c-b1c0f8ba33b2.png)
![enunciado 342777-2](/images/concursos/0/9/1/091768f4-62eb-aeee-0ba7-582249a0079a.png)
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Considerando as etapas gerais de um projeto arquitetônico, relacione adequadamente as colunas
1. Estudo preliminar.
2. Anteprojeto.
3. Projeto de aprovação.
4. Projeto executivo.
5. Assistência à execução da obra.
( ) Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para
a obra, considerando as exigências contidas no programa de necessidade, o
estudo preliminar aprovado pelo cliente e as normas técnicas de apresentação e
representação gráfica emanadas dos órgãos públicos (em especial, Prefeitura
Municipal, concessionárias de serviços públicos e Corpo de Bombeiro). Nos
casos especiais em que não haja necessidade de aprovação pelos poderes públicos
esta subfase deixa de existir.
( ) Conjunto de documentos técnicos (memoriais, desenhos e especificações)
necessários à licitação e/ou execução (construção, montagem e fabricação) da
obra. Constitui a configuração desenvolvida e detalhada do anteprojeto aprovado
pelo cliente.
( ) Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra
(partido), considerando as principais exigências contidas no programa de
necessidades. Deve receber a aprovação preliminar do cliente.
( ) Fase complementar de projeto que se desenvolve concomitantemente à execução da obra.
( ) Constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra,
considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades e o
estudo preliminar aprovado pelo cliente. Deve receber a aprovação final do
cliente.
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Cadernos
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